Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 05 > Biblioteca ganha placas indicativas em Libras

Biblioteca ganha placas indicativas em Libras

Placas com sinais em Libras de identificação das áreas foram afixadas nas estantes e nas portas da Biblioteca Jofre Moreira.

Quem percorrer os corredores da Biblioteca Jofre Moreira vai observar uma diferença nas prateleiras. Agora as indicações de assuntos também vêm em Libras. Os desenhos com os sinais representativos de cada área foi afixado nas estantes para facilitar o acesso dos estudantes surdos às obras.

A ideia partiu do intérprete de Libras do Campus Rio Pomba, Renan Norberto. “Acompanhei os estudantes surdos um dia na biblioteca. Observei que eles ficavam perdidos. Isso porque o português não é a primeira língua deles. Então têm dificuldade em ler os títulos das obras. Tanto que um dos alunos estava procurando o livro que queria pela cor da capa.”

A partir daí, Renan localizou imagens que representa os sinais de cada área, como Informática e Direito. Junto à equipe da Biblioteca, passou a identificar as estantes. Foram feitas ainda imagens de indicação dos banheiros.

Para a coordenadora da Biblioteca, Ana Carolina Souza Dutra, esta é mais uma forma de inserir os alunos surdos na instituição. “Nosso objetivo é repassar a informação aos usuários com necessidades específicas, permitindo a mobilidade adequada deles. Queremos que eles tenham acesso ao acervo como qualquer outro usuário.”