Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 07 > Campus sedia Seminário Regional de Atenção Primária à Saúde

Campus sedia Seminário Regional de Atenção Primária à Saúde

Evento reuniu profissionais da saúde de Rio Pomba e municípios vizinhos. O seminário foi uma parceria com a UFJF, GRS Ubá e Prefeitura.

Seminário Regional de Atenção Primária à Saúde

O Campus Rio Pomba sediou, na última sexta-feira, dia 19, o Seminário Regional de Atenção Primária à Saúde. O evento, que reuniu profissionais de Rio Pomba e cidades vizinhas, foi organizado em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá e Prefeitura de Rio Pomba. “Estamos abertos às parcerias com todas instituições da região para atuarmos em pesquisa e extensão. Mesmo não tendo cursos na área da saúde, por exemplo, desenvolvemos projetos interdisciplinares que têm influência direta na atuação de vocês”, ressaltou o diretor-geral substituto, João Paulo Campolina Lamas, citando projetos nas áreas de informática, como banco de dados para secretaria de saúde e software para detecção de câncer de mama com infravermelho.

O seminário contou com palestras ministradas por professores da UFJF. Eles falaram aos profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios que pertencem à GRS de Ubá sobre a importância da atenção primária. “A atenção primária é o local mais próximo da gente. É a ramificação do SUS que chega à população. Passamos a fazer parte da família dos pacientes de tão próximos”, explicou o médico e professor do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFJF, Sérgio Xavier de Camargo.

Os participantes puderam ainda acompanhar apresentações sobre visita domiciliar, saúde na escola, tabagismo, vacinas, saúde mental e procedimentos cirúrgicos na atenção primária. Em seguida, foi realizada uma mesa redonda, na qual os professores puderam tirar dúvidas sobre os temas tratados anteriormente.

Parcerias

A diretora da Faculdade de Medicina da UFJF, Maria Cristina Furtado, ressaltou a importância da realização do evento no Campus Rio Pomba e da participação de profissionais da região. “Este é a oportunidade de estarmos com nossos parceiros e mostrarmos a importância do serviço público em nosso país”.

O responsável pelo Internato da Faculdade de Medicina da UFJF e um dos organizadores do evento, Áureo Delgado, considerou o seminário uma forma de aproximação da universidade com a comunidade da Zona da Mata. “Este evento é uma construção coletiva de todas essas instituições. Ele aproxima a UFJF das cidades e mostra nosso trabalho a estas comunidades. A razão de estarmos aqui é levar a vocês o conhecimento produzido na universidade para que ele chegue à população”.

Seminário Regional de Atenção Primária à Saúde

Estiveram presentes ainda ao evento a diretora de Extensão do Campus Rio Pomba, Elisete Reis, o representante da GRS de Ubá, Fábio Ribas, o prefeito de Rio Pomba, Marcos Pascoalino, o secretário municipal de Saúde, Gilberto dos Santos, e a coordenadora de Atenção Básica e Saúde Complementar da Secretaria Municipal de Saúde, Isaura Bomtempo.