Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 07 > Estudantes fazem crítica social e política durante Mostra de Dança e Ginástica Corporal

Na edição 2019, os alunos do curso de Licenciatura em Educação Física desenvolveram o tema “O que as ruas querem dizer?”.

A arte como crítica social e política. Foi assim que os estudantes do 1º período do curso de Licenciatura em Educação Física transformaram coreografias em discussões sobre preconceito, violência contra a mulher e desvalorização da educação. Os temas foram levantados durante a edição 2019 da Mostra de Dança e Ginástica Corporal do Campus Rio Pomba, realizada no final de junho. “O objetivo desta atividade é ir além do entendimento da ginástica. Queremos mostrar que todos podem participar. Cada um tem sua habilidade. E é possível trabalhar temas variados pela perspectiva da Educação Física”, explica a coordenadora do projeto, Ana Paula Guttierrez.

Os jovens utilizaram fitas, bambolês, faixas e muita criatividade para mostrarem “O que as ruas querem dizer?”. Para cumprir as obrigações da atividade, eles deveriam utilizar elementos de ginástica, como acrobacias, mas também mostrar que os passos poderiam ser seguidos por qualquer um que estivesse na plateia.

Nas coreografias e encenações, eles demonstraram o racismo contra o negro, a humilhação da figura feminina e o suicídio. Os grupos ainda aproveitaram a oportunidade para “dar seu recado” sobre a importância da educação para a mudança social e os impactos negativos que a redução das verbas de investimento podem ter nas instituições de ensino públicas.