Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 08 > Licenciada em Educação Física vai para UFMG cursar Mestrado em Ciências do Esporte

Ensino

Suene Chaves fez o técnico integrado em Rio Pomba e decidiu permanecer até o fim da graduação. “Eu gosto muito daqui. Vou sentir falta”.

A aluna Suene Chaves está de camisa preta com o símbolo do IF. Ao lado, um pôster com o título "Escala de percepção de esforço (escala de Borg).

Uma instituição que proporciona a seus estudantes a descoberta de suas aptidões. Esta foi a relação de Suene Franciele Nunes Chaves com o Campus Rio Pomba. Ela entrou no Instituto Federal para cursar o técnico integrado em Alimentos em 2012. Enquanto ainda fazia o ensino médio, apaixonou-se por outra área: Educação Física. Fez parte de equipes, participou de competições como os Jogos Escolares de Minas Gerais.

A paixão falou mais alto e ela acabou se enveredando para esta área. Deixou Alimentos de lado, mas não abandonou a instituição. Em 2015, passou a integrar a primeira turma de Licenciatura em Educação Física. Depois de 7 anos, teve que sair de Rio Pomba. Mas foi por uma boa causa: a aprovação no Mestrado em Ciências do Esporte na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Eu gosto muito daqui. Vou sentir falta”, analisa a mestranda.

Suene vai desenvolver sua pesquisa na linha de análise e desempenho humano esportivo, observando o efeito do treinamento de força na resposta da temperatura da pele e demais variáveis de recuperação muscular. Ela dará continuidade a uma área semelhante à que se dedicava enquanto estava em Rio Pomba. Em maio, o trabalho de iniciação científica sobre os efeitos do alongamento muscular estático e dinâmico antes do exercício de força nos ganhos de hipertrofia e força muscular, desenvolvido por ela com o colega Ricardo Benine e o professor João Batista Ferreira Júnior foi apresentado no American College of Sports Medicine Annual Meeting.

Por ser aluna do Campus e estar envolvida diretamente nas atividades esportivas, Suene também pôde acompanhar de perto o desenvolvimento do projeto e implementação do curso de Licenciatura em Educação Física. Quando foi aprovada no Processo Seletivo, nem pensou duas vezes ao escolher Rio Pomba. “Eu poderia ter saído, mas sabia que aqui eu teria mais oportunidades”. E foi o que aconteceu. Ela não somente participou de projetos de pesquisa e extensão, como também foi a primeira aluna do curso a participar de programa de internacionalização, fazendo estágio no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, e foi voluntária nas Olimpíadas do Rio em 2016.