Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 09 > Estudantes de ensino técnico integrado enviam carta aberta a vereadores de Rio Pomba

Destaque

Em atividade nas aulas de português, eles escreveram cartas relatando problemas na cidade e solicitando soluções.
Exibir carrossel de imagens #Pratodosverem: Estudantes que escreveram as cartas abertas aos vereadores em frente à placa do Prédio Central do Campus

Estudantes do 1º ano dos cursos técnicos em Informática e Meio Ambiente estão exercendo seus direitos de cidadãos e cobrando providências de vereadores de Rio Pomba para problemas em suas comunidades. Eles foram incentivados pela professora de português Bárbara Zaganelli a escreverem cartas abertas aos representantes do Legislativo, relatando questões que observam no cotidiano da cidade. Os documentos foram protocolados na Câmara Municipal.

A atividade que gerou as cartas faz parte do projeto Português Fácil. A professora aproveitou o ensino do gênero textual para que os jovens pudessem transformar seus conhecimentos em exercício da cidadania. Eles fizeram pesquisa sobre os problemas da cidade e escolheram os temas que seriam abordados nos documentos. “Foram diversas sugestões, como falta de iluminação adequada em locais públicos, buracos em ruas e cachorros de rua maltratados”, explica a professora.

Para ela, este tipo de atividade que faz a ponte entre os estudos teóricos e as realizações práticas são importantes para inspirar os alunos na caminhada acadêmica e também na vida em sociedade. “O exercício da cidadania começa desde cedo. E a língua portuguesa tem um papel decisivo na construção do ser político e participativo”.