Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2019 > 10 > Ecem apresenta discussão sobre importância do uso do cinema como ferramenta didática

Evento organizado pelos estudantes de Licenciatura em Matemática trouxe temas que atendem aos anseios dos futuros professores.
Exibir carrossel de imagens #Pratodosverem: Mesa de abertura do evento. Cinco pessoas compõem a mesa. A da esquerda está com microfone na mão. Ao fundo, há bandeiras em mastros. À frente, um arranjo de flores.

“Este evento está a cara dos estudantes”. Foi assim que a coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática, Cristina Henriques Nogueira, apresentou a edição 2019 do Encontro Científico de Educação e Matemática do Campus Rio Pomba no dia 25 de setembro. Ela explicou que, pela primeira vez, os jovens foram encarregados de definir a programação, entrar em contato com os palestrantes, organizar as atividades. “Eles quiseram atender aos anseios dos alunos. O que vamos oferecer aqui é exatamente o que eles desejaram”.

A “cara” dos estudantes já era possível de ser observada já na entrada do evento. Logo na entrada do prédio que sediou o Encontro era possível observar números e símbolos matemáticos feitos em cartolina. Os enfeites formaram um caminho pelas escadas, indicando o local das palestras. No Salão Nobre, mais cartazes com frases sobre educação.

Filme

A palestra de abertura já surpreendeu a todos participantes. Em vez de apenas uma exposição, a doutora em Educação Matemática pela Unesp e professora da Universidade Federal de São João del Rei, Romélia Souto, fez uma pequena explanação e, em seguida, exibiu um filme. Sua apresentação foi sobre a importância do uso do cinema como ferramenta didática. “O cinema nos ajuda a ofertar uma formação crítica e consciente”.

Ela exibiu o curta-metragem “Uma escolha” (“Mercy´s Blessing”), feito no Malawi. O filme mostra a situação das meninas no país em relação à educação. Muitas são obrigadas a abandonar a escola por conta da falta de recursos familiares para mantê-las, por causa de casamento e gravidez precoces e até de prostituição. O filme foi exibido em 19 festivais e ganhou dez prêmios.

Em seguida, ela iniciou os debates sobre a história, perguntando se alguém queria se manifestar sobre “o que estava sentindo naquele momento, logo após ver o filme”. Depois, Romélia começou a trazer questões mais específicas sobre o filme. “Uma das técnicas para usarmos o cinema em sala de aula é trazer as discussões para a realidade dos alunos”, observou.

O evento contou ainda com minicursos, apresentação de trabalhos e mesa redonda.