Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2020 > 05 > Estudantes de Direito participam de oficina virtual de mediação da UFOP

Estudantes de Direito participam de oficina virtual de mediação da UFOP

Cerca de 30 alunos do curso do Campus Rio Pomba estão freqüentando as reuniões on-line do grupo de estudo.
#Pratodosverem: Print da tela do computador com os participantes da reunião on-line. O fundo é preto. Três imagens de participantes que estão com transmissão de imagem aparecem no topo. Os demais são identificados por círculos coloridos com as iniciais do nome ou com suas fotos.

Parceria firmada com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) está possibilitando que alunos do curso de Direito do IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba participem do projeto-piloto da Oficina de Estudos de Mediação, Direito e Sociedade da UFOP. Cerca de 30 estudantes do IF se inscreveram e estão frequentando semanalmente a reunião virtual do grupo.

A oficina tem como objetivo “oferecer (...) o entendimento das características e técnicas relativas à Mediação de Conflitos, à luz dos dispositivos legais correlatos, para despertar interesse, para promover esclarecimentos e para desenvolver senso crítico sobre os meios e possibilidades de gestão de conflitos em situações práticas”.

A cada semana, são disponibilizados materiais de estudo aos estudantes, “possibilitando que os mesmos possam interagir com discentes e docentes de outros cursos e de outra instituição”. Entre os temas a serem tratados durante a oficina estão Teoria do Conflito, ferramentas para a provocação de mudanças e o papel do terceiro facilitador.

O projeto é coordenado pelo professor da UFOP Roberto Henrique Pôrto Nogueira e conta ainda com a coordenação-adjunta de Felipe Melazzo, Flávia Camelo e Karine Lemos. Em Rio Pomba, a professora Paula Vieira Silva é a responsável pela atividade.