Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2020 > 07 > Grupo realiza debates quinzenais sobre astrofísica na internet

Grupo realiza debates quinzenais sobre astrofísica na internet

Reuniões realizadas em plataformas de webconferência são abertas ao público. A ideia de ampliar o debate sobre o tema partiu dos alunos.
Pixabay #Pratodosverem: Foto do céu. Fundo preto e pontos azuis, representando as estrelas.

Que tal aproveitar a quarentena para ampliar os conhecimentos sobre astrofísica? Esta é a proposta do projeto desenvolvido pelo Grupo de Estudos em Astronomia e o PET Conexões Ciência da Computação do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba. Estudantes e professores promovem encontros virtuais com a comunidade para explicar temas como astronomia e gravitação. As reuniões on-line acontecem a cada quinze dias por meio de plataforma de videoconferência. A próxima será realizada no dia 7 de julho, às 10h, tendo luz como tema.

Não é necessária inscrição prévia para participar das apresentações. O link para acesso à sala virtual é disponibilizado na página do grupo no Instagram: @astrofisica.ifrp.

Discussões on-line

De acordo com um dos professores que faz parte da equipe, Damião de Sousa Vieira, a ideia de trazer as discussões on-line sobre astrofísica partiu dos alunos. Ele explica que os estudantes selecionam um tema e um deles é escolhido para fazer a apresentação. As palestras têm duração de até 30 minutos. Depois é realizado o debate.

“Acredito que esta é mais uma forma de mantermos nossos alunos vinculados ao projeto em atividade acadêmica e, simultaneamente, ofertar mais um canal de comunicação e divulgação científica para a comunidade externa. Haja vista que grande parte das pessoas acessa a internet e se informa via rede social. Alimentar esses canais com conteúdo seguro e de qualidade contribui para a educação geral da sociedade. Tais aspectos se tornaram ainda mais relevantes durante a pandemia. Especificamente em relação a conceitos de astrofísica, o projeto ganha ainda mais relevância se considerarmos que teorias negacionistas, como a da terra plana, têm ganhado espaço em nossa sociedade contemporânea”, explica Damião.

Além dele, também fazem parte do grupo o professor do Departamento Acadêmico de Matemática, Física e Estatística Alberto Losqui, os alunos Gabriela Montes, Davidson Souza, Elisson Carvalho e os colaboradores externos Sidnei Souza (ex-aluno do Campus e atual mestrando em Física da UFV) e Denílson Rezende (professor de Física do Instituto Ensinar Brasil – Rede Doctum).