Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2020 > 07 > Papel dos técnicos administrativos na formação dos alunos é tema de trabalho do ProfEPT

Pesquisa foi realizada pela servidora do Campus Rio Pomba, Eniete de Oliveira Campos Furtado, junto aos servidores da unidade.

Num Instituto Federal não são apenas os professores que contribuem com a formação do aluno. Os técnicos administrativos contribuem tanto quanto aqueles que estão à frente de uma sala de aula. Esta foi a conclusão da servidora do Campus Rio Pomba, Eniete de Oliveira Campos Furtado, ao concluir o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Durante o curso, ela aplicou um questionário junto a técnicos administrativos da unidade para compreender as percepções dos TAEs sobre ensino médio integrado, os objetivos dos Institutos Federais e a formação do aluno.

“Com a pesquisa ficou demonstrado que todos na escola participam da formação do aluno independente da função que exercem, principalmente quando se fala de uma educação cidadã, completa. Os IFs prezam por esse tipo de educação que não visa só à formação para o mercado, mas também uma educação cidadã, política, emocional, física. Uma educação completa para formar cidadãos autônomos, agentes de sua história”, explica a pesquisadora.

A partir das respostas, ela decidiu montar, como produto educacional no final do curso, a cartilha “A Educação Profissional e Tecnológica e os objetivos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia”. Eniete acredita que o material – que inclui informações como história da educação profissional no Brasil, conceitos sobre ensino médio integrado e formação omnilateral e trabalho como princípio educativo – será importante para que os técnicos administrativos tenham consciência de seu papel na instituição. Além disso, o material serve para que novos servidores fiquem a par do funcionamento do IF.

“Ficou demonstrado na pesquisa a participação do TAE do Campus Rio Pomba na formação do aluno. Os TAEs estão em contato com os alunos por meio do exercício de seus cargos; da gestão, da supervisão e do acompanhamento de estagiários; do apoio às aulas de laboratórios e de campo; da participação nos conselhos e nos projetos de extensão e de pesquisa; e nas diversas relações que estabelecem com eles. Quando todos compreendem a instituição e seu papel na formação do aluno, suas atividades ficam mais efetivas e alinhadas aos objetivos institucionais. Todos ganham com isso: alunos, servidores e comunidade. Convido a todos a conhecerem melhor a pesquisa”.

Conheça a cartilha

O acesso ao material também pode ser feito pela página de apresentação do Campus em nosso site.