Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2020 > 10 > Projeto de estudantes de Rio Pomba conquista ouro em competição da Embrapa

Projeto de estudantes de Rio Pomba conquista ouro em competição da Embrapa

A proposta Speckle for Milk ficou com o quarto lugar no Vacathon, que reuniu representantes de universidades brasileiras e do exterior.

#Pratodosverem: Imagem da apresentação do Speckle for Milk. Há o desenho de duas pessoas, usando o aplicativo. No meio delas, a reprodução da tela do celular.O IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba é ouro no Vacathon 2020 da Embrapa! A equipe Ceaga4 ficou em quarto lugar geral na competição de programação de soluções para a cadeia produtiva leiteira. O grupo competiu com 35 equipes de instituições de ensino superior do Brasil e do exterior. “Parabenizo os alunos pelo comprometimento e pela dedicação na execução dessa proposta”, disse a coordenadora da equipe, professora Alessandra Coelho, durante o anúncio do resultado.

Para ficar entre os cinco premiados na categoria ouro, a equipe Ceaga4 criou o Speckle for Milk, um sistema para medição da qualidade do leite na propriedade rural. O hardware é baseado na técnica ótica do biospekle laser, que permite a análise de amostras de leite por meio de imagem e inteligência artificial. De acordo com os desenvolvedores, o sistema relaciona a imagem adquirida e a compara com padrões já determinados. O resultado da análise é enviada diretamente ao aplicativo, que pode ser instalado em equipamentos móveis.

O sistema tem como objetivo atender tanto as necessidades do produtor quanto da indústria. O produtor rural poderá, a partir de dados diários, fazer projeções financeiras com base no valor pago por qualidade do leite. Também terá condições de fazer o controle de sanidade da propriedade, evitando a mastite. Já o laticínio terá acesso às informações antes de o leite sair da propriedade, permitindo o uso mais adequado do produto. Também poderá fazer cruzamento de dados, definindo rotas de coleta de leite com qualidade semelhante.

Fizeram parte da equipe campeã os estudantes Ilhêus Nicolau dos Reis e Castro, Maria Elisa Moreira de Assis, Mateus José Inácio de Abreu, Misael Guilhardes de Freitas, Rigles Maia Coelho, e Weder Garcia Aneres.

Assista a apresentação do projeto na competição (a partir de 25'30")

#Pratodosverem: Reprodução da tela de apresentação do Cownecta. Há imagem de vacas no campo e um celular.O Campus participou com duas equipes a Lab 32 ganhou a categoria bronze com o projeto Cownecta (ferramenta que conecta produtores e laticínios).

Vacathon

O Vacathon integra o Ideas for Milk, desenvolvido pela Embrapa Gado de Leite. Neste ano, o bootcamp e a maratona de programação foram feitas on-line. Na primeira fase, os participantes receberam treinamento remoto sobre temas relacionados à cadeia produtiva leiteira, tecnologias da informação e empreendedorismo. Na etapa seguinte, receberam um desafio e tiveram que desenvolver uma solução tecnológica.

O resultado foi divulgado no final da tarde desta sexta-feira, dia 30, com transmissão ao vivo no YouTube do evento.