Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2021 > 09 > Campus Rio Pomba realiza seminário sobre inclusão do surdo no espaço educacional
conteúdo

Geral

Campus Rio Pomba realiza seminário sobre inclusão do surdo no espaço educacional

Evento virtual será na próxima quarta-feira (15/09) e dará início a sequência de seminários que busca difundir a cultura surda à comunidade externa.

No mês de destaque à importância da acessibilidade e da inclusão, o IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba coloca em pauta para toda a comunidade externa a cultura surda e outros assunto que ela abrange. Na próxima quarta-feira (15), a partir das 19h, será transmitido pelo canal do Youtube "TV Campus Rio Pomba" o Seminário "Inclusão do Surdo do Espaço Educacional: Desafios e Possibilidades", com a participação do doutorando em Ciências Sociais da UFJF, Gabriel Pigozzo. Relatos da vida acadêmica de alunos surdos matriculados no Campus Rio Pomba também estão previstos para o momento, que é o primeiro de uma série do Núcleo de Ações Inclusivas (NAI) denominada "Meu Corpo Surdo que se Comunica".  

O Seminário em questão também é parte do projeto de extensão Intitulado " A difusão da cultura surda na  comunidade externa", sob coordenação da professora Rosângela Cancela Soares. O objetivo principal da proposta é difundir a cultura surda às comunidades circunvizinhas de Rio Pomba, bem como proporcionar acessibilidade em Libras nos eventos acadêmicos realizados pelo IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba à comunidade surda externa.

"Espera-se que este trabalho possa proporcionar acessibilidade entre surdos e ouvintes, além de impactar positivamente na construção de uma comunidade inclusiva através do diálogo de políticas, práticas e culturas e, por meio desta tríade, concretizar uma educação que atenda a todas as pessoas, independentes das suas diferenças", listou a professora.  Ela acredita que, desta forma, o projeto irá auxiliar na criação da conscientização sobre a importância do respeito à cultura distintas,  abrindo caminhos  para a  inclusão nas cidades  circunvizinhas de Rio Pomba.

meu corpo surdo que se comunica.jpg