Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > Campus Rio Pomba apresenta projeto sobre inclusão de aluno cego

Campus Rio Pomba apresenta projeto sobre inclusão de aluno cego

O artigo foi apresentado em abril, no Seminário Conectando Conhecimentos, promovido pelo Instituto Benjamin Constant. Saiba mais.

Em abril, a aluna do Campus Rio Pomba Vitória Garcia e a servidora Graziela Rodrigues, do Núcleo de Ações Inclusivas, participaram do Seminário Conectando Conhecimentos, promovido pelo Instituto Benjamin Constant. Elas apresentaram o projeto “O uso do Braille e de recursos táteis como ferramenta de inclusão de um aluno cego na disciplina de Cálculo Integral e Diferencial I”. O Seminário foi transmitido pelo Youtube e pode ser visto através do link: https://www.youtube.com/watch?v=jKkXxD7FskM.

O projeto apresentado no evento foi desenvolvido no Campus Rio Pomba, em 2019, e teve como objetivo contribuir para promover a equidade de condições de aprendizagem de um aluno cego na disciplina de Cálculo Integral e Diferencial I,  através da criação de materiais táteis adaptados para a disciplina de acordo com as peculiaridades educacionais do aluno, buscando assim, propiciar autonomia e condições para a aquisição de conhecimentos.

Para a coordenadora do projeto, Graziela Rodrigues, “a apresentação no seminário é muito importante, uma vez que traz visibilidade para as ações inclusivas desenvolvidas no Campus Rio Pomba e permite também uma troca de experiências com outros profissionais que realizam atendimento a pessoas com deficiência visual”.

A aluna Vitória Garcia considera a participação como algo positivo e afirma que toda a experiência e aprendizado adquiridos durante a execução do projeto foram de extrema relevância para o seu crescimento pessoal e acadêmico, concluindo que "ensinar e repassar informações e cuidados é realmente fazer a diferença".

O artigo completo resultante da participação no Seminário será publicado no livro de número 3 da Coleção Conectando Conhecimentos do Instituto Benjamin Constant.

seminário