Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Aula inaugural apresenta instituição e cursos a novos estudantes do IF
conteúdo

Ensino

Aula inaugural apresenta instituição e cursos a novos estudantes do IF

Sete novas turmas iniciaram as atividades no Campus Santos Dumont
#pratodosverem: Imagem mostra novos alunos e seus familiares, durante aula inaugural no Campus Santos Dumont

#pratodosverem: Imagem mostra novos alunos e seus familiares, durante aula inaugural no Campus Santos Dumont

Estudantes de sete novas turmas iniciaram na noite de ontem (11 de fevereiro) sua trajetória no Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG). No espaço de convivência do Bloco 1 da unidade, os alunos e seus familiares foram recebidos pelo representante da Direção-Geral, professor Maycoln Oliveira, os diretores de Ensino, Benedito Carvalho, e Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Márcio Delgado, o coordenador de Ensino em exercício, Cristiano Juvenal, e os representantes do Grêmio Estudantil. Em seguida, eles se dividiram para conversar mais detalhadamente sobre as formações com os coordenadores e outros professores de seus cursos. 

Os novos alunos foram orientados sobre as oportunidades da Assistência Estudantil, que em breve divulgará editais para a seleção de auxílios em Manutenção e Transporte, e especificidades do Instituto Federal, como a chance de participar, com bolsa, de projetos de Ensino, Pesquisa ou Extensão. No fim da primeira etapa da aula inaugural, o professor Márcio Delgado destacou também a importância da valorização da educação pública, gratuita e de qualidade. 

Têm novas turmas a Licenciatura em Matemática, os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Eletrotécnica, Guia de Turismo (aliás, a primeira turma do curso nesta modalidade) e Mecânica e os técnicos em Manutenção de Sistemas Metroferroviários, Transporte de Cargas (concomitantes ou subsequentes ao Ensino Médio) e Guia de Turismo (subsequente e a distância). 

O retorno às aulas de fato, para todos os alunos de cursos técnicos e de graduação do Campus Santos Dumont, acontece nesta quarta-feira. De acordo com a coordenadora da formação, professora Izabel Rodrigues, os estudantes que começam as atividades no novo técnico em Guia de Turismo integrado podem esperar um curso dinâmico e em sintonia com o aspecto que mais caracteriza essa modalidade: a interdisciplinaridade. 

“Será um curso muito dinâmico”, destacou a professora, “o que favorece a integralização dos conteúdos. Quando a gente pensa em estudar qualquer conteúdo que esteja associado a viagem, a lugares, há uma infinidade de assuntos a serem explorados, inclusive de (Ciências) Exatas. A formação básica será muito positiva, não só no desenvolvimento de habilidades de (Ciências) Humanas, como também esse lado profissional do guia de turismo e o reforço com as disciplinas do Ensino Médio”. 

“Estamos muito otimistas com esse novo curso em Guia de Turismo. Ficamos felizes com a aula inaugural aqui hoje, com toda a turma presente, os pais interessados, essa integração já com os alunos do EAD, que muitas vezes já estão no mercado e têm uma experiência. É um projeto em que acreditamos muito”, concluiu Izabel.

registrado em: