Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Campus lança concurso cultural para escolha do nome de sua Biblioteca
conteúdo

Ensino

Campus lança concurso cultural para escolha do nome de sua Biblioteca

Processo terá três fases; a última delas será uma votação envolvendo toda a comunidade
#pratodosverem: A imagem mostra a Biblioteca do Campus Santos Dumont. No segundo andar, aparecem as salas de estudo. No primeiro andar, as mesas de estudo e o acervo bibliográfico.

#pratodosverem: A imagem mostra a Biblioteca do Campus Santos Dumont. No segundo andar, aparecem as salas de estudo. No primeiro andar, as mesas de estudo e o acervo bibliográfico.

A Biblioteca do Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) já é há bastante tempo um espaço de referência para estudo, consulta ao acervo e prestação de serviço dos profissionais especializados. E não apenas para estudantes e servidores do IF, mas também para o público externo, que pode utilizar as instalações. Agora é o momento de oferecer a ela uma identidade: com a participação da comunidade, o Campus Santos Dumont inicia o processo de escolha do nome do local. Leia aqui o regulamento do concurso cultural

Na primeira etapa, estudantes e servidores poderão sugerir nomes de personalidades que tiveram representatividade e relevância para a Educação em Santos Dumont ou em outras cidades da região – valem apenas homenagens póstumas. De 2 a 20 de setembro, os interessados podem preencher e entregar na Biblioteca a ficha de inscrição (anexo II do regulamento), que prevê em seus campos a indicação do nome da personalidade, sua biografia resumida, sua relevância para a Educação e a justificativa para a indicação. 

A comissão do concurso vai avaliar se os nomes correspondem a todos os critérios estabelecidos pelo regulamento e, assim, classificá-los. Na segunda etapa, que terá inscrições de 26 de setembro a 4 de outubro, grupos de alunos vão desenvolver o estudo biográfico das personalidades: cada equipe ficará com um nome, ou seja, o número de candidatos dependerá da quantidade de grupos inscritos para realizar a pesquisa. 

Em seguida, de 4 a 8 de novembro, ocorrerá a campanha eleitoral, em que as equipes apresentarão à comunidade argumentos para que sua personalidade seja a escolhida. De 11 a 14 de novembro haverá, então, a votação envolvendo toda a comunidade interna. Os eleitores registrarão seus votos em cédulas impressas, em seção no hall de entrada da Biblioteca. 

“Nossa expectativa é de que haja a adesão de toda a comunidade na definição de uma identidade para a nossa Biblioteca local”, apontou o diretor de Desenvolvimento Educacional, Benedito Carvalho, “e também pretendemos proporcionar a oportunidade, um ambiente e um tempo necessários para o reconhecimento e o resgate da memória local, descobrindo, conhecendo melhor a história de pessoas que foram ou são importantes para a Educação Profissional de Santos Dumont ou para a Educação de uma forma geral. Assim, fortalecemos nossa identidade como uma instituição de Santos Dumont e cidadãos sandumonenses".

registrado em: ,