Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Campus Santos Dumont fecha ciclo de reuniões on-line com todas as turmas

Campus Santos Dumont fecha ciclo de reuniões on-line com todas as turmas

Em 5 e 6 de agosto, haverá ainda encontros virtuais com os responsáveis pelos alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio
#pratodosverem: Imagem mostra fachada do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG. Aparece em destaque e placa com a logomarca do Campus Santos Dumont.

A Direção do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG concluiu na última quarta-feira (29) um ciclo de reuniões on-line com turmas de todos os cursos e modalidades ofertados pela instituição. Sempre à noite, em 14 encontros, os estudantes esclareceram dúvidas sobre atividades e projetos atualmente desenvolvidos pelo Instituto Federal e especialmente a respeito do Projeto Reencontro, que planeja as condições para a retomada do calendário acadêmico, suspenso em março por conta da pandemia da Covid-19.

Cerca de 200 estudantes, além de alguns responsáveis, participaram das reuniões, formato escolhido pela direção para que houvesse um direcionamento específico para a conversa com cada grupo, que naturalmente tinha dúvidas muito particulares referentes a cursos e modalidades. Os encontros foram coordenados pelo diretor-geral, professor André Diniz, e pelo diretor de Ensino do Campus Santos Dumont, Benedito Carvalho, e contaram com o apoio de toda a Direção de Desenvolvimento Educacional.

"Nosso desejo era de que mais pessoas pudessem participar, mas precisamos entender as dificuldades e, claro, a opção de todos", afirmou Benedito. "Foi possível traçar um panorama da situação local, institucional, dentro do contexto que estamos vivendo no país, fazer um retrospecto das ações realizadas (pelo IF) nos últimos meses. Também destacamos os motivos para esses encaminhamentos e os valores que nos levam a tomar essas decisões: segurança e saúde de todos, qualidade dos serviços prestados e a inclusão, para que ninguém seja deixado para trás no processo educacional, em ensino, pesquisa ou extensão".

Além de promover as reuniões, a instituição enviou por e-mail um questionário para entender as condições dos alunos de acesso à internet e avançar no planejamento para uma possível oferta de ensino remoto (foram enviados formulários no primeiro semestre e, a quem não respondeu inicialmente, também no mês de julho). No caso de estudantes que não participaram dos encontros on-line, nem responderem ao questionário, o Campus Santos Dumont fará contato telefônico.

Reuniões com responsáveis

Os responsáveis por estudantes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, embora já tenham tido a oportunidade de participar do ciclo de reuniões realizado de 20 a 29 de julho, contarão também com encontros on-line dedicados exclusivamente a eles. A reunião com responsáveis por alunos dos terceiros anos está prevista para quarta-feira, 5 de agosto, das 19h às 20h. Responsáveis pelos estudantes dos primeiros e segundos anos poderão se reunir com a direção do Campus Santos Dumont na quinta, 6 de agosto, também das 19h às 20h. Os links serão divulgados em breve. Essa ação será desenvolvida em todas as unidades do IF Sudeste MG com cursos técnicos integrados.

Regime Especial de Inverno

Vale lembrar que, ainda antes da retomada do calendário acadêmico propriamente dito (cujas datas e condições não estão definidas), os alunos da Licenciatura em Matemática terão a oportunidade (não obrigatória) de participar do Regime Especial de Inverno, com a oferta da disciplina Geometria Plana e Desenho Geométrico. A matrícula poderá ser feita pelo sistema SIGAA em 3 e 4 de agosto.