Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Conheça o curso técnico em Automação Industrial do Campus Santos Dumont
conteúdo

Ensino

Conheça o curso técnico em Automação Industrial do Campus Santos Dumont

Formação abrirá novas vagas no Processo Seletivo 2020.2 do IF Sudeste MG
#pratodosverem: Imagem mostra aula prática do curso ministrada pelo professor José Henrique Chaves

#pratodosverem: Imagem mostra aula prática do curso ministrada pelo professor José Henrique Chaves

O curso técnico em Automação Industrial foi uma das novidades oferecidas pelo Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) a partir de 2019. Percebendo a necessidade de formar profissionais especificamente para lidar com a automatização dos processos na indústria, a unidade criou a formação, com 30 vagas por ano, e aulas no turno da tarde. 

De acordo com um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o número de grandes indústrias brasileiras que utilizam tecnologias para automatização e para melhorar a gestão dos negócios cresceu 10%. É uma tendência mundial: relatório da Transparency Market Research em 2019 aponta que o aumento previsto do mercado global de automação industrial será de 6.6% anuais entre 2016 e 2024. 

É por isso que, já a partir de 2021, o Campus Santos Dumont terá concluintes do curso técnico em Automação Industrial. Até o fim da formação, os estudantes terão contato com elementos como Programação, Desenho Técnico, Microcontroladores e Robótica nas salas de aula e, sobretudo, em atividades práticas realizadas em laboratórios modernos do IF, como os de Máquinas Elétricas, de Automação e de Eletrônica. 

“A parte que mais me chamou atenção (até agora) foi a de Elétrica”, relata a aluna do segundo período do curso, Heloísa Alves, “pois aprendi muitas coisas que não sabia, como as fórmulas para o cálculo de resistores e capacitores”. Em salas e laboratórios, Heloísa tem a companhia de sua filha Anna Carolinna Alves, que está muito impressionada com o curso após um semestre de estudos. 

“É um dos melhores cursos que eu já fiz, pois ele te dá grandes chances de entrar no mercado de trabalho e outras oportunidades maravilhosas. Vemos a parte de Elétrica, fórmulas, lidamos com computadores. As práticas são ótimas: amo quando venho a um laboratório e posso ver resistores e capacitores em movimento”, comenta Anna Carolinna, também no segundo período. 

Para o coordenador do curso, professor José Henrique Chaves, a primeira turma do curso já apresenta sinais muito positivos. “Percebo os alunos muito envolvidos, buscando o conhecimento técnico e participando bem das práticas e assimilando a teoria. Acho que vão sair excelentes profissionais dessa turma. Teremos um envolvimento cada vez mais sofisticado deles com o conhecimento técnico bem específico da Automação. Isso é instigante, e fica perceptível para o próprio aluno o quanto a indústria, seja por aqui ou em outras localidades, precisará de profissionais com esse conhecimento em seus quadros”. 

Processo Seletivo

O curso técnico em Automação Industrial está no Processo Seletivo 2020.2 do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. À tarde e com 30 vagas, ele é dedicado a quem está no segundo ou no terceiro ano do Ensino Médio e também para quem já concluiu a educação básica. Outros cursos da mesma modalidade são Administração, Eletrotécnica e Mecânica. A opção de graduação será a Engenharia Ferroviária e Metroviária. A pós-graduação em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea, em nível de especialização, também faz parte da seleção. 

O período para pedidos de isenção de taxa vai até 27 de março. Já as inscrições poderão ser feitas pela internet entre 8 de abril e 11 de maio.

registrado em: ,