Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > IF Sudeste MG atende 48 famílias em segunda entrega de cestas básicas em Santos Dumont

Destaque

Educação e Cidadania

Campanha Educação e Cidadania, cujo objetivo é minimizar impacto socioeconômico da pandemia, repetiu número do primeiro mês de doações
#pratodosverem: Imagem mostra cestas básicas adquiridas para doação a famílias de Santos Dumont

O projeto Educação e Cidadania, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), realiza nesta semana a segunda entrega de cestas básicas com alimentos e kits de higiene a famílias de Santos Dumont durante a pandemia da Covid-19. O impacto socioeconômico do novo coronavírus motivou a manifestação de solidariedade dos públicos interno e externo ao campus, cujas doações feitas ao longo de junho permitiram a compra de 48 cestas para famílias sandumonenses, mesmo número do primeiro mês da campanha. O projeto, com a mediação de todos os campi do IF Sudeste MG, também atua diretamente em outras nove cidades.

A distribuição foi realizada entre terça e quarta-feira (até o fechamento desta reportagem, 46 das 48 cestas já haviam sido entregues). No total, são 16 cestas destinadas a alunos, três a colaboradores (terceirizados), sete à comunidade quilombola Cachoeirinha (distrito Dores do Paraibuna), 15 à Paróquia São Sebastião e sete ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Edir Ramos de Faria, do Quarto Depósito. Além destas duas instituições, responsáveis pela entrega das cestas a famílias carentes de bairros vizinhos ao Instituto Federal, o Campus Santos Dumont contou com o apoio do Quarto Esquadrão de Cavalaria Mecanizado na distribuição às famílias de alunos e terceirizados.

Os alimentos e kits de higiene das cestas, comprados a partir das doações, incluem arroz, feijão, óleo de soja, sal, açúcar, café, extrato de tomate, macarrão, leite em pó, fubá, pães, sabão em barra, sabonete, detergente e água sanitária. Além disso, as famílias recebem uma máscara de tecido, uma caneta, um informativo sobre o Campus Santos Dumont e folhetos explicativos sobre uso da máscara, descarte de resíduos e mecanismos de prevenção contra a Covid-19 (todos impressos com recursos próprios). Ainda foi doado um kit infantil (cortesia da professora Izabel Rodrigues) às famílias com crianças.

Um dos impactos socioeconômicos da pandemia é o número de postos de trabalho fechados na cidade. Reportagem publicada no site do Jornal Mensagem na última terça-feira (30) mostra que, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, Santos Dumont registrou 352 demissões a mais do que admissões (848 a 496) nos cinco primeiros meses do ano.

Considerando esse cenário e também a tendência de que as medidas de isolamento social continuem sendo imprescindíveis nos próximos meses, o projeto continuará arrecadando recursos para a compra de cestas básicas para famílias carentes. A princípio, está prevista uma entrega por mês até dezembro deste ano. Para fazer a diferença na vida de uma dessas famílias sandumonenses, você pode doar qualquer valor. As informações bancárias são as seguintes:

Banco do Brasil | Agência: 1615-2
Conta corrente: 22832-X (se o sistema não aceitar letra, digite 0 em vez de X)
Favorecido: Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FADEPE)
CNPJ: 00.703.697/0001-67

*Com informações da coordenadora do subcomitê local de enfrentamento à Covid-19, professora Francilene Barbosa

registrado em: ,