Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Inscreva-se em curso gratuito de Espanhol a partir de 12/8
conteúdo

Ensino

Inscreva-se em curso gratuito de Espanhol a partir de 12/8

Estudantes, professores, técnico-administrativos e comunidade externa podem aproveitar oportunidade
Professora Soledad Pedernera participa de debate durante o V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Sudeste MG

Professora Soledad Pedernera participa de debate durante o V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Sudeste MG

Quem deseja iniciar o aprendizado do segundo idioma nativo mais falado do mundo tem uma oportunidade gratuita para o segundo semestre deste ano. O Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais oferecerá, por meio do projeto Centro de Línguas (Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais do IF Sudeste MG), um curso de Espanhol Básico. O período de inscrições irá de 12 a 20 de agosto. Haverá duas turmas: as aulas serão ministradas às segundas e quartas-feiras (das 17h às 18h15 para a turma 1 e das 18h30 às 19h45 para a turma 2) pela professora argentina Soledad Pedernera, da Universidad de la Plata. 

Leia aqui o edital. Serão, ao todo, 15 vagas para cada turma: cinco destinadas a estudantes do IF, cinco a servidores e cinco ao público externo. Não há exigência relativa a escolaridade, nem restrições de idade. O cadastro deverá ser feito na sala da Direção de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Deppi), das 13h às 17h, com apresentação de documento de identidade. 

A turma será definida por ordem de manifestação de interesse, com formação de lista de espera caso o número de cadastrados supere o de vagas, sempre respeitando as cinco destinadas a cada grupo. Em 22 de agosto, a página do Campus Santos Dumont na internet divulgará a relação dos candidatos aptos a fazer o curso. 

Professora Soledad Pedernera participa de debate durante o V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Sudeste MG

A qualificação irá de setembro (a partir do dia 2) a dezembro deste ano, priorizando o desenvolvimento das quatro habilidades do idioma – leitura, escrita, produção e compreensão oral –, além de atividades culturais. A professora Soledad, aliás, já teve a oportunidade de participar do projeto Centro de Línguas em outro campus do IF Sudeste MG, em São João del-Rei. Durante o V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simepe), realizado em junho em Santos Dumont, ela falou sobre a dinâmica das aulas. 

“São turmas que misturam não só níveis, mas também idades”, relatou, “e há pessoas que estão saindo do Ensino Médio, pessoas que já são doutoras. Você mesmo aprende com essa realidade. É desafiador e enriquecedor, pois quem já tem um conhecimento da língua vai ajudar aqueles que ainda não têm. Não é só o professor o portador do conhecimento linguístico. Isso torna a turma mais flexível”. 

Para esclarecer eventuais dúvidas, entre em contato pelo número (32) 9 8469 7210.

registrado em: