Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Seleção do IF Sudeste MG abre inscrições gratuitas em 18/1; veja detalhes sobre Santos Dumont
conteúdo

Destaque

Seleção do IF Sudeste MG abre inscrições gratuitas em 18/1; veja detalhes sobre Santos Dumont

Campus Santos Dumont oferta pela primeira vez o curso técnico em Logística; no total, a unidade abre mais de 200 vagas para sete cursos, sendo um de graduação e seis técnicos
#pratodosverem: Processo Seletivo 2021.1. O mundo mudou, e o IF Sudeste MG se reinventou.

#pratodosverem: Processo Seletivo 2021.1. O mundo mudou, e o IF Sudeste MG se reinventou.

Interessados em estudar no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) em 2021 devem se inscrever no Processo Seletivo da instituição a partir desta segunda-feira, 18 de janeiro, até 21 de fevereiro. São mais de três mil vagas em dez cidades: Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá. As oportunidades incluem cursos técnicos (integrados, concomitantes e/ou subsequentes ao Ensino Médio), de graduação e de pós-graduação.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, no site www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo. O candidato deve informar CPF próprio, documento de identidade e um e-mail válido. Por conta da pandemia, o IF Sudeste MG não aplicará provas e classificará os candidatos de acordo com critérios específicos para cada modalidade. Essas informações, assim como todas as datas e regras relativas à seleção, a exemplo dos grupos de concorrência, são detalhadamente descritas nos editais (também disponíveis na página do Processo Seletivo), cuja leitura é obrigatória para todos os candidatos.

O sistema de inscrições normalmente não funciona quando acessado por smartphones. Os candidatos, portanto, devem se cadastrar a partir do computador. 

Seleção em Santos Dumont

Para os candidatos que preferirem, foi definido atendimento presencial para inscrições, na Secretaria do Campus Santos Dumont (Rua Técnico Panamá, 45, Quarto Depósito), nos seguintes dias e horários: terças e quintas-feiras, das 13h às 18hO uso de máscara é obrigatório. É necessário também apresentar o documento comprobatório das notas que serão utilizadas para a classificação (Boletim do Enem, disponível em https://enem.inep.gov.br/participante/, para candidatos a curso de graduação; histórico escolar ou declaração indicando as notas obtidas no 8º - para candidatos a cursos técnicos integrados -  ou no 9º ano do Ensino Fundamental - para candidatos a cursos técnicos concomitantes ou subsequentes).

Antes de se inscrever, é indispensável a leitura do edital correspondente à modalidade que o candidato deseja cursar, disponível em www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo. No atendimento presencial, recomenda-se ainda que os candidatos levem CPF e carteira de identidade, pois, assim como um e-mail válido, os números desses documentos precisam ser informados para a inscrição.

O Campus Santos Dumont tem um curso novo no Processo Seletivo 2021.1: o técnico em Logística. Assim estão distribuídas as vagas da unidade:

Graduação

  • Licenciatura em Matemática - Noturno, 21 vagas (Enem 2015-2019) e 9 vagas (Sisu), 4 anos

Técnicos concomitantes ou subsequentes ao Ensino Médio

  • Logística - Vespertino, 30 vagas, 1 ano e meio

  • Administração - Noturno, 35 vagas, 1 ano e meio

  • Mecânica - Noturno, 25 vagas, 2 anos

Técnicos integrados ao Ensino Médio

  • Eletrotécnica - Integral, 30 vagas, 3 anos

  • Guia de Turismo - Integral, 30 vagas, 3 anos

  • Mecânica - Integral, 30 vagas, 3 anos

Para cursar Licenciatura em Matemática, é necessário ter o Ensino Médio completo (ou concluir o Ensino Médio até as datas da matrícula, que serão divulgadas em 22 de março). Do total de 30 vagas, 21 serão preenchidas a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio em uma destas edições: 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019 (o candidato pode optar pelo seu melhor desempenho). As outras nove vagas são reservadas ao Sisu (com edital próprio e outras datas), ou seja, para quem fizer a atual edição do Enem.

Na inscrição de 18/1 a 21/2, para concorrer a uma das 21 vagas reservadas para quem participou de uma edição anterior do Exame Nacional do Ensino Médio, o candidato deve anexar no sistema o Boletim do Enem (disponível em enem.inep.gov.br/participante). Evidentemente, as notas devem ser as mesmas informadas no formulário eletrônico.

A classificação para os cursos técnicos dependerá: das notas obtidas nas disciplinas Português, Matemática, Geografia e História no 9º ano (antiga 8ª série), no caso da seleção para os cursos concomitantes ou subsequentes; das notas obtidas nessas mesmas disciplinas no 8º ano (antiga 7ª série), no caso dos cursos integrados. Esses dados devem ser informados pelos candidatos também na inscrição.

Para comprová-los, será necessário anexar histórico escolar ou declaração emitida pela escola (conforme anexo II ou III, a depender da modalidade, do edital de cursos técnicos do Processo Seletivo). O documento precisa informar as mesmas notas inseridas pelo candidato e conter o carimbo e a identificação da escola e a assinatura do responsável pela instituição de ensino.

Os cursos integrados são dedicados a quem pretende cursar o Ensino Médio e a formação técnica no Instituto Federal, ao longo de três anos. Podem tentar uma vaga em cursos concomitantes ou subsequentes (em que são ofertadas apenas as disciplinas da formação técnica) os candidatos que já iniciaram (no ano letivo de 2020) ou já concluíram o Ensino Médio.

Logística

As disciplinas do novo curso técnico em Logística estão reunidas em dois grandes campos: formações humana e técnica. No primeiro âmbito, os alunos terão acesso a conhecimento em idiomas, comportamento organizacional e metodologia de pesquisa, por exemplo. O futuro técnico em Logística também terá a oportunidade de se capacitar em diferentes áreas da Administração, a exemplo de Materiais, Distribuição e Gestão da Cadeia de Suprimentos.

Na visão do professor Leonardo Ribeiro, presidente da comissão responsável pelo projeto da nova formação, o mercado de trabalho para técnicos em Logística é extremamente promissor. "É uma área que se torna cada vez mais importante nas empresas e no próprio setor público", avalia Leonardo. "Hoje tudo depende de transportes, com uma grande rede de distribuição de produtos e serviços pelo mundo, facilitada muito pelas Comunicações. Isso é algo inevitável. Então a perspectiva dos formandos é muito boa. A terminologia Logística é conhecida pelo mercado, e vários estudos apontam um crescimento de demanda por esses profissionais".

registrado em: