Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Processo Seletivo do IF Sudeste MG tem inscrições abertas até 8/10

Processo Seletivo do IF Sudeste MG tem inscrições abertas até 8/10

Para o acesso a cursos de graduação, candidatos também podem aproveitar nota do Enem de 2017, 2018 ou 2019
#pratodosverem: Imagem mostra estudante da Licenciatura em Matemática Eduardo Faria conversando com visitantes sobre jogos desenvolvidos para o Laboratório de Matemática pedagógico e inclusivo do Campus Santos Dumont. Licenciatura em Matemática é o curso superior ofertado pela unidade neste Processo Seletivo.

Os candidatos que ainda não se inscreveram no Processo Seletivo 2020.1 do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) têm até 8 de outubro para garantir seu lugar. São 3.609 vagas entre cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação em todos os dez campi: Barbacena, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei e os campi avançados Bom Sucesso, Cataguases e Ubá.

Os interessados podem acessar o edital com as informações em copese.ifsudestemg.edu.br. As inscrições são realizadas pela internet, mas os candidatos também podem receber atendimento presencial nas secretarias das unidades participantes. Este é o maior Processo Seletivo já realizado pelo IF Sudeste MG:

- 1279 vagas de graduação (Provas, Enem e Sisu);

- 877 vagas para os técnicos integrados;

- 1250 para os técnicos concomitantes/subsequentes e pós-técnicos;

- 203 para os cursos de pós-graduação lato e stricto sensu.

As provas serão realizadas em 7 (técnico integrado e especialização técnica) e 8 (técnico subsequente e concomitante, graduação e pós-graduação) de dezembro. Para se cadastrar, o candidato deve acessar o site www.ifsudestemg.edu.br a partir de um computador, clicar em inscrições, depois em área do candidato e seguir todos os passos. A inscrição deverá ser paga até 9 de outubro apenas por quem não obteve a isenção de taxa. Para os alunos isentos, a guia será emitida sem valor. É importante ressaltar que mesmo os candidatos contemplados com a isenção precisam se inscrever até 8/10. Caso contrário, não poderão realizar a prova.

Nota do Enem

O Processo Seletivo 2020.1 do IF Sudeste MG traz novas oportunidades em diversos níveis de educação, com cursos em suas dez unidades. Há ainda uma nova modalidade de seleção para os cursos de graduação (além das já tradicionais - a prova do IF Sudeste MG, em 8 de dezembro, e o Sisu, em que o candidato utiliza a nota do Enem que ele obtiver este ano).

Também até 8 de outubro, os candidatos podem se cadastrar, no site www.ifsudestemg.edu.br, em "Graduação - Enem", que permite a ele utilizar a nota do exame de 2017, 2018 ou 2019 e concorrer apenas com quem se inscrever na mesma modalidade. Os cursos superiores do IF Sudeste MG sempre reservam 30% de suas vagas para esta via de acesso (além de 40% para prova e 30% para o Sisu).

Para esclarecer dúvidas gerais, entre em contato com a Comissão de Processos Seletivos (Copese) do IF Sudeste pelo número (32) 3257-4166  ou pelo e-mail copese@ifsudestemg.edu.br

Vagas e cursos em Santos Dumont

No Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG são, ao todo (incluindo todas as 30 vagas da Matemática), 230 vagas distribuídas entre cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (para quem está concluindo o Ensino Fundamental), concomitantes/subsequentes (para aqueles que já iniciaram ou já concluíram o Ensino Médio) e subsequente (para quem já completou ou está concluindo o Ensino Médio), além da graduação, com a Licenciatura em Matemática noturna, para a formação de professores da disciplina.

O foco do curso superior oferecido pelo Campus Santos Dumont nesta edição do Processo Seletivo vai, portanto, muito além da Matemática em si. A parte pedagógica da formação, que tem quatro anos de duração, é muito marcante. "A gente tem muitos benefícios principalmente com os professores da área de Educação", avaliou a aluna Jéssica Campos, do quarto período, "que tentam mostrar para a gente de fato qual é o sentido de ser professor".

"Eu sempre tive comigo que ser professor não se resume a passar conhecimento, ter um livro e um giz na mão. Ser professor vai além. Nossa missão é formar bons cidadãos, pessoas de opinião e que possam fazer com que, daqui a algum tempo, a situação do Brasil e do mundo mude. E o único caminho para isso é a Educação", completou Jéssica. A Licenciatura em Matemática tem 12 vagas via prova, nove pelo Enem (ambas as modalidades com inscrições abertas até 8 de outubro) e outras nove pelo Sisu.

Confira abaixo a relação completa de cursos do Campus Santos Dumont nesta seleção:

Graduação - Licenciatura em Matemática (noturno), 30 vagas (total);

Técnico subsequente a distância - Guia de Turismo, 40 vagas;

Técnicos concomitantes ou subsequentes - Manutenção de Sistemas Metroferroviários (noturno), 35 vagas; Transporte de Cargas (vespertino), 35 vagas;

Técnicos integrados ao Ensino Médio - Eletrotécnica, Guia de Turismo e Mecânica, cada um com 30 vagas.

*Por Juliana Rodrigues de Almeida (adaptado)