Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Projeto (R)Existências terá oficina gratuita de Geodésica e IF na Praça
conteúdo

Geral

Projeto (R)Existências terá oficina gratuita de Geodésica e IF na Praça

Público externo pode participar da oficina na sexta e no sábado; evento no sábado terá feira, arte, cultura e produtos agrícolas
#pratodosverem: A imagem mostra um livro e pessoas na Praça da Bíblia, em Santos Dumont. Unidade do IF Sudeste MG já realizou outros eventos no local, que recebe neste sábado o "IF na Praça" organizado pelo projeto (R)Existências.

#pratodosverem: A imagem mostra um livro e pessoas na Praça da Bíblia, em Santos Dumont. Unidade do IF Sudeste MG já realizou outros eventos no local, que recebe neste sábado o "IF na Praça" organizado pelo projeto (R)Existências.

O projeto (R)Existências apresenta em novembro uma proposta para valorizar práticas adotadas por povos tradicionais e populações rurais e produtos oriundos da agricultura familiar. Nesta sexta-feira (8 de novembro), a partir das 13h, o Campus Santos Dumont receberá a parte teórica de uma oficina gratuita de construção da Geodésica de bambu. A atividade continuará na Praça da Bíblia (Quarto Depósito), a partir das 8h do sábado, com sua etapa prática. Também no sábado e no mesmo local, das 7h às 13h, haverá o “IF na Praça”. O evento prevê uma feira livre com produção agroecológica, artística e cultural, tratando dos benefícios de uma vida sustentável. 

Especificamente para a oficina, são 20 vagas para o público externo, além de outras 20 para servidores e alunos do IF. Para quem não estuda ou trabalha no Campus Santos Dumont, o cadastro pode ser feito por mensagem direta às páginas do (R)Existências no Instagram ou no Facebook. Os alunos e servidores do IF precisam se cadastrar na Secretaria. Os participantes receberão certificado.

A cúpula geodésica é uma estrutura semiesférica com uma rede de polígonos (normalmente triângulos), ao mesmo tempo leve e resistente. O bambu é um dos materiais de baixo impacto ambiental que podem ser empregados para a montagem do domo, que impressiona pela associação entre simplicidade e eficiência. Na sexta e no sábado, o aluno Francislian Silveira, do curso técnico em Agroecologia do Campus Rio Pomba, será o instrutor da oficina. 

Na proposta dessas atividades, a equipe do (R)Existências ressaltou que o bambu é uma planta bastante versátil, com grande importância econômica em outros lugares do mundo e ótimo potencial para construções, desde que os procedimentos sejam realizados corretamente. Por isso, a oficina será importante para difundir esse conhecimento, de forma que mais pessoas tenham acesso às técnicas de construção da cúpula, utilizando este material. 

IF na Praça

A montagem da geodésica, após a oficina na sexta, será realizada no evento de sábado, o IF na Praça. Além da construção, a Praça da Bíblia receberá uma feira de produtos agrícolas diversos regionais e locais e artesanato, quitandas, troca de saberes e apresentações artísticas. Todas as pessoas estão convidadas. 

(R)Existências

O projeto já debateu pautas fundamentais como as migrações e o combate à xenofobia, as lutas do movimento negro e a causa LGBTTI. Além dos eventos abertos ao público externo, um grupo de professores do IF Sudeste MG leva os debates para as salas de aula, conscientizando os estudantes sobre a importância do respeito à diversidade. Coordenam o projeto os professores Bia Possato (Campus Santos Dumont) e Helton Nonato (Campus São João del-Rei).

registrado em: ,