Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2019 > 05 > VI Fórum NASS traz à tona o rompimento de barragens

VI Fórum NASS traz à tona o rompimento de barragens

O Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus São João del-Rei está promovendo entre os dias 06 e 07, essa segunda e terça-feira VI Fórum de Ambiente Saúde e Segurança, organizado pelo Núcleo Acadêmico de Ambiente, Saúde e Segurança. O evento teve sua abertura no anfiteatro e segue hoje com programações específicas de cada área de conhecimento.

Para a abertura solene do evento, estiveram presentes: a Professora Angélica Terra, coordenadora do curso Técnico em Enfermagem, a coordenadora do curso Técnico em Controle Ambiental e representante da Chefia de Núcleo, Professora Maria das Graças Costa e representando o curso Técnico em Segurança do Trabalho, Professor José Felix Martin. Além disso, alunos, professores e profissionais da área prestigiaram a abertura do evento.

Professora Graça, explicou que a programação foi pensada de acordo com o tema do Fórum, “Abordagem integrada em acidentes ambientais”. O objetivo proposto pelo tema foi o de explorar, as diversas consequências que envolvem um acidente da proporção de um rompimento de barragem, tanto na área ambiental quanto de saúde e segurança do trabalho. Um assunto muito em voga após o rompimento de três barragens da Vale em Brumadinho no dia 25 de janeiro, que deixou 179 mortos e 131 desaparecidos. É considerado o maior acidente de trabalho da história do país.

No primeiro dia de evento, a palestra de abertura “Impactos Socioambientais da Mineração” ficou a cargo da palestrante Profª Drª Flávia Peres Nunes. Flávia é pós-graduada – Pós Graduação em Gestão de Riscos e Prevenção de Desastres

sócia executiva da Razão Ambiental. Além disso, falaram Dr Guilherme Sá Meneghin

Promotor de Justiça do município de Mariana; Prof Dr Lucas Magno, Integrante do PoEMAS – Grupo de Pesquisa, Extensão, Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade e Diretor de Extensão do IF Sudeste e  Evanildo Assis Miranda, 1º Tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais/ Barbacena – MG. Tanto Lucas quanto Evanildo focaram-se no caso do desastre em Brumadinho.

A programação continua nesta terça-feira, dia 07, com temáticas específicas para cada uma das áreas, confira:

Dia 07/05:

Curso Técnico em Controle Ambiental – Mini Anfiteatro – Campus São João Del Rei

19:15-19:30 – Abertura Oficial

19:30 – 20:15 - Palestra: Projeto de Esgotamento Sanitário no Município de São João Del-Rei- Palestrante: Danielle C. R. Maciel (Assessora de Comunicação), Glaúcia Cantelmo (Engenheira Civil), Bernardo M. Lima (Engenheiro Ambiental) Sayonara A. G. Senna (Assistente Social), Ionan T. Eustáquio (Assistente Social)

20:15 – 20:30 - rapport

20:30 – Intervalo

21:00 -21:40 - Palestra: Agroecologia, Agrotóxicos e Contaminação dos Recursos Hídricos- Palestrante: Prof PHD Helton Nonato Souza- IF Sudeste/ Campus Rio Pomba

21:40-22:00 - rapport

Encerramento

Curso Técnico em Enfermagem – Laboratório de Enfermagem – Campus São João Del Rei

19:15 -19:30 - Abertura oficial – Laboratório de Enfermagem – São João Del Rei