Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2019 > 09 > Turma de Libras do Campus realiza atividades em homenagem ao setembro Azul

Turma de Libras do Campus realiza atividades em homenagem ao setembro Azul

Alunos ministraram atividades lúdicas para marcar comemoração pelas conquistas históricas da comunidade surda

Nos dias 24 e 25 de setembro, as turmas de LIBRAS da instituição, com o apoio da Comunidade SURDA e dos membros do projeto de extensão do Centro de Linguagens e Letramento (CELL) compartilharam conhecimento com os alunos e professores do Campus SJDR por meio de um encontro plural, jogos, conversa e muito aprendizado.

A iniciativa fez parte das comemorações do Setembro Azul, mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira; nos intervalos das aulas da noite de terça (24) e quarta (25), os alunos das duas turmas do curso de LIBRAS puderam passar adiante uma parte do que aprenderam em sala sobre a Língua Brasileira de Sinais.

Em equipes, os discentes e os representantes da comunidade surda presentes ensinaram, de forma lúdica, o alfabeto, números, cumprimentos e outros sinais para os demais participantes. Com bingo, dominó, amarelinha, gincanas, telefone sem fio e a comunicação toda em LIBRAS, o aprendizado e a troca foram mútuos.

Uma história para relembrar

O nono mês do ano é marcado por eventos históricos relacionados à luta por igualdade dos surdos. Já a cor azul remete à 2ª Guerra Mundial, pois os nazistas identificavam as pessoas com deficiência com uma faixa azul no braço. No fim da década de 90, a cor passou a ser utilizada como símbolo de orgulho de fazer parte da Comunidade e tornou-se a cor da luta pela inclusão e pelo respeito.

Como principais objetivos, a mobilização buscou conscientizar, homenagear e celebrar conquistas que se deram ao longo dos anos. São marcos da cultura surda (no Brasil e no mundo):

•    6/09 e 11/09: lembram o Congresso de Milão de 1880, no qual foi proibido o uso das Línguas de Sinais na educação dos surdos. O édito fez com que os surdos tivessem que se adaptar às línguas orais até que as línguas de sinais fossem novamente aceitas.

•    23/09: Dia Internacional das Línguas de Sinais. Essa data foi instituída pela ONU há dois anos, depois de um amplo debate. Também é um marco na criação da Federação Mundial dos Surdos. No Brasil, a data estimula a discussão da falta de acessibilidade em Libras.

•    26/09: Dia Nacional do Surdo. O dia foi escolhido por ser a data de fundação do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), a primeira escola para surdos do Brasil.

•    30/09: celebra o Dia do Tradutor, no qual são feitas várias homenagens aos Intérpretes de Libras.

O curso de LIBRAS é ministrado semanalmente pelo professor Anderson Geraldo Rodrigues com apoio da Tradutora Intérprete de Libras Paula Aparecida Alves, no IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei.