Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2019 > 10 > São João del-Rei marca presença no III Copene Sudeste

São João del-Rei marca presença no III Copene Sudeste

Parceria entre IF Sudeste MG e UFSJ leva alunos a evento de referência para pesquisadores negros

Servidores do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei e estudantes do 2º e 4º período do curso de graduação de Letras, participaram entre os dias 24 a 26 de setembro do III Congresso de Pesquisadores Negros/as (COPENE)-Sudeste.

Sob a supervisão da Professora Rosana Machado e do pedagogo  e coordenador Geral de Assistência Estudantil, Diogo Matos os alunos, que são bolsistas e voluntários do Programa de Extensão: “Letramento racial, educação e comunicação: processos de descolonização e implementação de políticas públicas”, apresentaram seis trabalhos acadêmicos, como resultados parciais das ações extensionistas desenvolvidas no Campus São João del- Rei. O programa de Letramento Racial está vinculado ao Programa Institucional de Apoio à Extensão (PIAEX/2019) da Pró-Reitoria de Extensão do IF Sudeste MG.

A participação dos alunos só foi possível graças a mobilização do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) do IF Sudeste com apoio do DCE da Universidade Federal de São João del- Rei que viabilizou o transporte e estadia dos alunos de ambas instituições, totalizando 25 participantes. “Esses estudantes representam o ensino, a pesquisa e a extensão no campo das relações raciais”, ressaltou Professora Rosana Machado.

Nesta edição, o COPENE-Sudeste apresentou a temática “Vidas negras importam: afirmação de direitos das populações negras e indígenas e fortalecimento da luta antirracista”. Na programação, foram oferecidas diversas atividades como mesas-redondas, sessões temáticas, minicursos e oficinas abrangendo temas como a implantação da lei 10639/2003, fórum da educação básica, reunião dos Neab´s da região Sudeste, encontro de áreas da ABPN ( Associação Brasileira de Pesquisadores Negros), exposição de pôster e lançamento de livros.

Sobre o COPENE

Segundo o site oficial do evento (https://www.copenesudeste2019.abpn.org.breste congresso, com base nas diretrizes da ABPN, busca agregar acadêmicos/as, docentes de diferentes níveis, estudantes, ativistas dos movimentos sociais que têm desenvolvido novas formas de construção de conhecimentos sobre a população na diáspora africana, considerando o diálogo interdisciplinar e plural, os saberes e fazeres tradicionais, produção científica elaborada pelos movimentos e organizações negras e pelo universo acadêmico, divulgando também ações de ensino, extensão e pesquisa que têm desconstruindo conhecimentos sobre a população negra e para a construção de uma nova uma sociedade com equidade racial.