Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2019 > 11 > Professores do IF Sudeste MG – Campus SJDR – defendem suas teses de doutorado
conteúdo

Pesquisa

Professores do IF Sudeste MG – Campus SJDR – defendem suas teses de doutorado

Na segunda-feira, 18 de novembro, dois professores do curso técnico de Enfermagem do IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei – tornaram-se doutores na área. Professora Isabel Cristina Adão Schiavon e Professor Ernani Coimbra de Oliveira defenderam suas teses de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, na Universidade Federal Fluminense (UFF). Ambos contaram com a orientação do professor Dr. José Carlos Gonçalves.

A tese de Isabel “Um olhar da análise sociointeracional do discurso na interação profissional/idoso institucionalizado no cuidado durante o banho” buscou analisar os discursos de profissionais da saúde, quanto aos cuidados e estigmas no momento do banho com idosos institucionalizados. Já a tese de Oliveira, “Contato e desenvolvimento da presença na interação de equipe de saúde com usuários de serviços psiquiátricos: contextualização e construção discursiva”, descreveu a construção discursiva da fala-em-interação entre participantes que convivem em serviço psiquiátrico.

Ao longo do curso de doutorado, os professores participaram de 12 congressos importantes no país, com reconhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Programa DINTER

A realização do doutorado foi fruto do Programa Doutorado Interinstitucional (DINTER), que é oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF ao IF Sudeste MG, conforme informado pelo site da UFF.

Ainda de acordo com o site, o programa foi criado em 2015, com o objetivo de “formar pessoal qualificado de alto nível profissional para o exercício de atividades de pesquisa e/ou de magistério superior, bem como contribuir para o avanço do conhecimento, no âmbito dos estudos de linguagem”.

 

registrado em: