Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2020 > 08 > IF Sudeste MG dá início as atividades do Regime Especial de Inverno

IF Sudeste MG dá início as atividades do Regime Especial de Inverno

Os seis campi que aderiram ao programa tiveram participação estudantil acima do esperado
#Paratodosverem Imagem em fundo verde escrito Regime Especial de Inverno- início das aulas

Professores e alunos dos cursos de graduação do IF Sudeste MG tem encontro marcado a partir dessa segunda-feira, dia 10 de agosto com o início das atividades do Regime Especial de Inverno.

Desde o dia 10 de julho vem sendo propagado o projeto. Após a adesão de seis dos sete campi que possuem cursos de graduação, a instituição ofereceu a possibilidade de os docentes ofertarem, por meio de tecnologias digitais, disciplinas constantes dos currículos. Nos dias 03 e 04 de agosto foi a vez dos estudantes interessados realizarem suas matrículas no SIGAA e, por fim, na última quinta-feira, dia 06 foram realizados os ajustes finais nas matrículas para o início das atividades nesta segunda.

O Regime Especial de Inverno é a primeira ação do projeto Reencontro, que estuda as formas de retomada do calendário acadêmico, considerando-se os cuidados com a saúde diante da pandemia do coronavírus. E apesar de ser de livre adesão, tanto docentes como alunos tiveram participação expressiva na proposta. Ao todo, foram mais de 2.200 matrículas. Cada aluno pôde escolher até duas disciplinas de seu curso.

“A expectativa com relação ao Regime Especial de Inverno é muito positiva. Permitirá aos estudantes dos cursos de Graduação, retornar aos estudos, sem prejuízo para aqueles que optarem em não cursarem disciplinas no REI”, explica Marcos Pavani de Carvalho do Campus Rio Pomba, vice-presidente da Comissão C6(Comissão de Reorganização dos Calendários Acadêmicos). Pavani reforça que o REI pode ser considerado um projeto piloto para a retomadas das atividades de ensino na forma remoto. “Viabilizando pesquisas com estudantes e professores acerca das vantagens e desvantagens dessa forma de ensino.”, garante.

Importante lembrar que oferecimento de uma disciplina no REI não dispensa o seu oferecimento no retorno das aulas, como previsto no calendário regular. A duração do Regime Especial de Inverno será de até 5 semanas, com o início previsto para esta segunda-feira, dia 10 de agosto e o término no dia 11 de setembro.

Todas as atividades serão realizadas remotamente, podendo ocorrer ao vivo ou gravadas. O plano de ensino e o horário de aulas reservado para as atividades ao vivo serão divulgados junto com a lista de disciplinas. Caso o aluno tenha dificuldade de acesso no horário das aulas ao vivo, elas serão gravadas e poderão ser acessadas posteriormente.