Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 01 > Dica da biblioteca ensina a fazer citações diretas pela ABNT
conteúdo

Ensino

Dica da biblioteca ensina a fazer citações diretas pela ABNT

A Coordenação de Acervo Bibliográfico e Multimeios traz como dica para essa semana algumas orientações sobre as citações diretas. Segundo a “ABNT/NBR  10520/2002 - Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação”, nesse tipo de citação, as partes da obra do autor são copiadas sem alteração e podem ser curtas ou longas. É importante ressaltar que tanto o sobrenome do autor quanto as páginas ou volumes da obra devem ser obrigatoriamente indicados na citação.

 

Na citação direta curta, o trecho da obra citado não ultrapassa três linhas, aparece adicionado ao parágrafo e entre aspas. Veja um exemplo: Segundo Dale Carnegie (2007, p. 78) “[...] o único meio existente na terra para influenciar uma pessoa é falar sobre o que ela quer e mostrar-lhe como realizar o seu intento.”

 

Já na citação direta longa, o trecho terá mais de três linhas, ficará em destaque abaixo do parágrafo, com recuo de quatro centímetros da margem esquerda, fonte menor que a do texto, sem aspas e espaçamento simples entre as linhas. Veja abaixo um exemplo:

Na tradição ocidental, a atitude imperial e permanente conquista de novos mercados e territórios impulsiona a descoberta científica com aplicações nas comunicações, na indústria e na guerra – e contribui para a formação de uma elite empreendedora capaz de formular estratégias de expansão de alcance mundial. (AYERBE, 2003, p. 15).

Fique ligado que ainda traremos mais dicas sobre citações.

registrado em: