Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 03 > Campus São João del-Rei realiza evento Hiperlink com galeria virtual de artes

Campus São João del-Rei realiza evento Hiperlink com galeria virtual de artes

Festival de Artes Integradas tem participação dos alunos do Ensino Médio Integrado que são artistas dentro do evento

O ensino remoto trouxe desafios a muitos alunos e docentes. Imagina ministrar a disciplina de “Artes” sem contato, sem olhar e mais, sem telas ou cadernos, tintas e materiais para se inspirar?

Foi pensando junto aos alunos em uma forma de se expressar artisticamente, que a Professora Rosana Machado juntos aos alunos do Ensino Médio dos cursos Técnicos Integrados ( Edificações e Meio Ambiente) do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei vão realizar entre os dias 05 e 12 de abril a exposição virtual HIPERLINK - Festival de Artes Integradas.

A plataforma do evento é o Padlet, uma novidade entre os meios de construir ideias, projetos e imagens de forma colaborativa nas redes, assim como outras plataformas como o Miro, Jamboard.

Padlet é uma ferramenta digital para construção de murais virtuais colaborativos, acessíveis através do navegador de internet de computador ou aplicativo de celular. O acesso é gratuito, embora exista a versão paga com mais recursos. Além disso, está disponível em língua portuguesa.

Como uma forma de arte interativa, conceito muito trazido pela pintora e escultora Lygia Clark, que a arte se constrói no contato com seu público, os visitantes virtuais do HIPERLINK poderão, inclusive, interagir com os artistas, deixar comentários e em algumas galerias, também inserir suas contribuições artísticas.

“A ideia é uma exposição artística transportada para o ambiente virtual, em que as galerias dão lugar aos hiperlinks, com obras de diversas linguagens: artes visuais, audiovisuais, obras literárias.”, explica Professora Rosana Machado, uma das organizadoras do evento online. Rosana conta ainda que além das galerias de arte criadas pelos próprios estudantes terá a participação de Bella Inácia, (artista plástica, performer e professora de BH) com uma galeria e as obras dos seus alunos.

Além de Rosana, a Professora Janaína Rufino e a jornalista Juliana Rodrigues estão apoiando a iniciativa, além de duas alunas bolsistas voluntárias Amanda Resende e Lara Lima.

O evento é online e ficará disponível entre os dias 05 e 12  de abril no link: https://padlet.com/rosanamachado/arte_SJDR  . Os alunos, por iniciativa própria, criaram também um Instagram para o festival: https://instagram.com/hiperlink.festival.de.arte?igshid=jq8thno22ki9

Os interessados podem acompanhar o Instagram do Hiperlink- Festival de Artes Integradas até a abertura da exposição e conferir mais sobre os alunos do Técnico Integrado do Campus São João del-Rei, que se expressam agora como artistas virtuais.