Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 09 > NEABI do Campus São João del-Rei promove 1° Ciclo de Formação

NEABI do Campus São João del-Rei promove 1° Ciclo de Formação

Primeiro encontro acontece nesta quinta-feira, dia 09 de setembro, a partir das 15 horas.

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei está a todo vapor!

Acontece amanhã, dia 09 de setembro, o primeiro encontro do 1° Ciclo de Formação do NEABI. A iniciativa é parte das ações do projeto de extensão "As Carolinas de 2021: vivências interseccionais de gênero, raça e classe no Brasil pandêmico", desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Apoio à Extensão (PIAEX) do IF Sudeste MG. O projeto conta com a parceria do Coletivo Severinas, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que atua a partir das discussões sobre feminismo, negritude e lutas de classes.

O Ciclo de Formação que foi proposto pelo Coletivo Severinas terá, ao todo, quatro encontros mensais. Segundo Igor Cerri, um dos integrantes do projeto, o objetivo é a formação de estudantes e servidores, além da integração e a troca de saberes. No primeiro encontro, que acontece nesta quinta-feira, o responsável por conduzir a discussão será o Prof. Ricardo Dias de Castro, que propõe uma conversa sobre "Relações raciais no Brasil". A atividade, em formato remoto, terá início às 15 horas, com transmissão via Google Meet. Todas e todos estão convidados.

Sobre o convidado

Ricardo Dias de Castro é psicólogo, mestre e doutorando em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, leciona no Ensino Superior privado. É integrante do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão "Conexões de Saberes", da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da UFMG. Também colabora com o Núcleo de Estudos sobre Gênero, Raça e Direitos Humanos (NEGAH) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Possui percurso acadêmico e de atuação nas áreas de Psicologia Social e de Psicologia Política, interessando-se, principalmente, pelos seguintes temas: relações raciais no Brasil; classe média negra; ações afirmativas; democratização do Ensino Superior público; Psicologia Comunitária; gênero e sexualidade; saúde e psicologia; epistemologias feministas e antirracistas; decolonialidade; intervenção psicossocial; metodologias participativas e narrativas.

Confira:

1º encontro do Ciclo de Formação do NEABI