Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2019 > 07 > Grupo de Pesquisa do IF Sudeste Campus SJDR lança livro no Inverno Cultural

Grupo de Pesquisa do IF Sudeste Campus SJDR lança livro no Inverno Cultural

Exibir carrossel de imagens Organizadores no lançamento do livro

Organizadores no lançamento do livro

Na tarde do dia 21 de julho, domingo, no Centro Social e Cultural do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (CESC), aconteceu o primeiro dia do lançamento de livros do Inverno Cultural 2019 da UFSJ (Universidades Federal de São João del-Rei)

Entre as obras lançadas no evento está o livro “A Tensa Relação entre o Trabalho e o Estudo no Brasil: os desafios enfrentados pelos estudantes do ensino técnico e superior noturno” fruto do trabalho do grupo de pesquisa Edipet (Estratégias didático-pedagógicas voltadas ao estudante-trabalhador) do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais- Campus São João del-Rei.

Participaram do lançamento os membros do grupo de pesquisa Professora Gisele Francisca da Silva Carvalho, Professora Rafaela Kelsen Dias e Rhuan que foram os organizadores do livro. Na oportunidade, os autores falaram para o público presente sobre o histórico de formação do grupo Edipet, da estrutura do livro e perspectivas sobre os estudos em andamento. Enfatizaram também sobre a importância das instituições federais de ensino gratuitas para os estudantes que trabalham.

Sobre o Edipet

O EDIPET é formado por alunos, servidores técnicos e docentes do IF Sudeste MG, além de professores e estudantes de outras Instituições de Ensino Superior. O grupo de pesquisa realiza encontros quinzenais com o objetivo de ler, debater e discutir textos e produções acadêmicas que envolvam as relações entre trabalho e educação. O objetivo do grupo é possibilitar análises sobre os diversos fenômenos que implicam, direta ou indiretamente, nas estruturas sociais e na vida dos trabalhadores estudantes. Dessa maneira, compreendemos que assim será possível repensar as práticas que levam, em grande parte das vezes, à evasão daqueles alunos que estudam e trabalham.

Mais informações sobre o grupo, clique aqui