Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2022 > Pró- Reitoria divulga IN com novas orientações devido ao COVID-19
conteúdo

Extensão

Pró- Reitoria divulga IN com novas orientações devido ao COVID-19

Pró-reitoria de Extensão divulgou documento com orientações sobre o funcionamento das atividades extensionistas durante período de isolamento social.
#Pratodosverem: palavra "atenção".

#Pratodosverem: palavra "atenção".

A Pró-Reitoria de Extensão divulga nesta quinta-feira, dia 26 de março diante dos riscos decorrentes da circulação do novo coronavírus (COVID-19), as deliberações sobre o funcionamento das atividades extensionistas no período de suspensão e reordenamento das atividades acadêmicas, sobre o cadastro de ações de extensão em editais publicados e sobre as ações de internacionalização e de relações interinstitucionais. 

Na reunião da COEX e do COINTER, foi construída a Instrução Normativa/PROEX IF Sudeste MG nº 02/2020 (link abaixo) que tentou contemplar as demandas dos campi no que tange à execução de suas ações de extensão, tanto as que estão em andamento como as que estão sendo planejadas, apresentadas pelos diretores e coordenadores de extensão. 

Entre as definições a ProEx destacou:

1.    Os programas, projetos, cursos e oficinas, eventos e prestação de serviços em andamento ou planejados para serem executados no período de suspensão e reordenamento das atividades acadêmicas de acordo com a Portaria-R nº 216, de 16 de março de 2020, e Portaria-R nº 225, de 19 de março de 2020;. 

2.    Em relação aos editais já publicados, o cadastro de ações de extensão ficará disponível no SIGAA pelo período em que as atividades acadêmicas estiverem suspensas, para que os servidores que tiverem interesse possam fazer de maneira remota; 

3.    Prorrogação de prazos de submissão quando as atividades acadêmicas forem normalizadas, com publicação de novo cronograma e com a possibilidade de inclusão de documentos que estavam incompletos;

4.    As demais etapas de seleção ficarão suspensas até que o novo cronograma seja divulgado; 

5.    A PROEX, excepcionalmente, publicará Edital de Seleção de Projetos Estratégicos Emergenciais contendo normas referentes ao processo de seleção, classificação e fomento de projetos de extensão para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (COVID-19).

6.    A suspensão dos lançamentos de editais de mobilidade acadêmica internacional e o incentivo às ações de intercâmbio à distância, reforçando, em grande medida, o processo de internacionalização em casa.

7.    A suspensão temporária de aplicações de exames de proficiência TOEIC Bridge, por constituir ações que envolvam aglomeração de candidatos em salas de aula padronizadas.

8.    Iniciativas conjuntas com a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação e com a Pró-reitoria de Ensino para aproximação de pesquisadores do IF Sudeste MG com pesquisadores internacionais,  bem como para o incremento de práticas pedagógicas institucionais.

9.    Manutenção de contato constante com os Centros de Línguas para a difusão de materiais para prática linguísticas que incrementem a política linguística do IF Sudeste MG;

10. As atividades do Centro de Orientação Educacional EducationUSA serão mantidas, via sistema de teletrabalho;

11. Os contatos interinstitucionais entre a DRIIT e os parceiros nacionais e internacionais continuarão, com vistas a subsidiar as ações propostas pelo COINTER, constantes da IN, e o planejamento de ações da DRIIT;

12. A DRIIT manterá contato constante com as Prefeituras das cidades-anfitriãs das Unidades do IF Sudeste MG para levantar demandas e para colher informações acerca da atual conjuntura de saúde pública.


Nesse período o atendimento da  PROEX continuará acontecendo, por meio dos endereços eletrônicos proex@ifsudestemg.edu.brdriit@ifsudestemg.edu.br.

 

Confira a IN 02/2020 na íntegra:

https://www.ifsudestemg.edu.br/coronavirus/medidas-administrativas/instrucao-normativa-proex-n-2_2020.pdf

registrado em: