Você está aqui: Página Inicial > Institucional > O Campus
conteúdo

CAMPUS SANTOS DUMONT

Missão: Educar e qualificar pessoas a fim de contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e social em seu âmbito de atuação. 

Visão: Ser uma instituição de referência no ensino e desenvolvimento de tecnologias para os setores de indústria, serviços e educação, no município de Santos Dumont e região. 

Valores: I - ter o setor rodoferroviário como diferencial de suas ações; II - formação inicial e continuada de professores; III - desenvolvimento do setor de hospitalidade e lazer; IV - ensino de qualidade; V - promoção de práticas de pesquisa e extensão; VI - foco no aluno; VII - valorização da pessoa e qualificação permanente; VIII - responsabilidade e comprometimento; IX - proatividade; X - comprometimento com a sociedade. 

 capa site 2.jpg

O Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais está em sintonia com a evolução do mercado e as tendências e investimentos nos setores de Indústria, Transportes, Gestão e Negócios, Turismo, Hospitalidade e Lazer e Educação. Atualmente oferece cursos técnicos nas seguintes áreas: Automação Industrial, Administração, Manutenção de Sistemas Metroferroviários, Logística, Eletrotécnica, Mecânica e Guia de Turismo. Em 2018, o IF trouxe a Santos Dumont seus dois primeiros cursos superiores públicos e gratuitos: a Licenciatura em Matemática e a Engenharia Ferroviária e Metroviária. Em 2019, a unidade também iniciou a pós-graduação lato sensu em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea.

Também já foram aprovados os seguintes cursos: o técnico em Infraestrutura Escolar, pelo Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos), e outras duas especializações - em Multiunidades no Ensino de Ciências Naturais e Matemática e em Sistemas Metroferroviários (a distância). Os dois primeiros cursos abrem suas turmas inaugurais em 2022; o último tem previsão para 2023.

Seis das formações técnicas oferecidas pelo Campus Santos Dumont (Automação Industrial, Administração, Manutenção de Sistemas Metroferroviários, Logística, Eletrotécnica e Mecânica) estão disponíveis na modalidade concomitante ou subsequente ao Ensino Médio, ou seja, podem cursá-las pessoas que ainda estão no Ensino Médio (2º ou 3º ano) ou que já tenham concluído esta etapa. O curso técnico em Guia de Turismo é oferecido a distância na modalidade subsequente ao Ensino Médio (para quem já concluiu este nível da educação). Três cursos (Guia de Turismo, Eletrotécnica e Mecânica) estão também na modalidade integrado ao Ensino Médio, que permite aos alunos a experiência de associar a educação básica a uma formação profissional.

Ainda na condição de Campus Avançado, a instituição foi criada em 25 de fevereiro de 2010 pela resolução 002 do Conselho Superior do IF Sudeste MG. Antes da estruturação dos cursos e do início das atividades, houve uma ampla discussão, conduzida a partir de setembro de 2009 por uma comissão da qual fizeram parte: a Secretaria-Geral da Presidência da República, o Ministério da Educação, o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, a Prefeitura Municipal de Santos Dumont, o Centro Municipal de Educação Profissional de Santos Dumont (CEMEP), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Departamento Nacional de Estrutura de Transportes (DNIT), a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), a Inventariança da extinta Rede Ferroviária Federal e o Instituto de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Duas grandes obras nos últimos anos permitiram não apenas a expansão física do Campus Santos Dumont, mas também a de serviços prestados à população. Mais salas de aulas, ambientes administrativos, equipamentos e laboratórios viabilizaram a criação em 2018 dos dois cursos superiores – a Licenciatura em Matemática, que atende a uma importante demanda por uma formação mais ampla de educadores matemáticos, e a Engenharia Ferroviária e Metroviária, a segunda do país (a outra graduação é ofertada pelo Centro Tecnológico de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina).

Com ações consolidadas também em Pesquisa e Extensão, o Campus Santos Dumont sediou em 2019 o mais importante evento da instituição: o Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simepe). O primeiro diretor-geral da unidade, professor André Diniz de Oliveira, exerceu o cargo de 2010 a 2021, quando se tornou reitor do IF Sudeste MG. No mesmo ano, Benedito Carvalho assumiu a Direção-Geral e se transformou no primeiro servidor técnico-administrativo a ser gestor máximo de uma unidade do IF Sudeste MG.

O IF Sudeste MG é herdeiro de uma tradição de oito décadas (completadas em maio de 2021) de Ensino Profissional de Santos Dumont, desde a Escola Profissional Fernando Guimarães até nosso antecessor imediato no bairro Quarto Depósito, o Centro Municipal de Educação Profissional.

Sobre o Diretor-Geral

O diretor-geral do Campus Santos Dumont é o técnico em Assuntos Educacionais Benedito Zomirio de Carvalho. Graduado em Normal Superior pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o novo gestor também possui pós-graduação lato sensu em Supervisão Escolar e Orientação Educacional. Benedito atua na Educação Básica desde 1999, tendo exercido os cargos e funções de professor, diretor escolar e secretário municipal de Educação (em Oliveira Fortes), e também em capacitação e formação continuada de professores. 

Na unidade do IF Sudeste MG, já foi coordenador de Estágio, de Registros Acadêmicos e Ensino e, nos últimos anos, exerceu a função de diretor de Ensino. Como servidor técnico-administrativo em educação, representou esta categoria no Conselho de Campus da unidade de Santos Dumont e também no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) do IF Sudeste MG.

Sandumonense, Benedito foi também membro do Conselho Municipal de Educação de Oliveira Fortes e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) no mesmo município, representando, em ambos, a Secretaria Municipal de Educação. Já como representante do segmento docente, integrou os Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb em Barbacena e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) em Santos Dumont.

O mandato para o qual Benedito Carvalho foi eleito diretor-geral do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG vai de maio de 2021 a maio de 2025.