Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Comissões e Comitês > Comissão Responsável pela condução do movimento “Mudança de Tipologia do Campus Barbacena”
conteúdo

Comissão Responsável pela condução do movimento “Mudança de Tipologia do Campus Barbacena”

logo-tipologia-horizontal.jpg

Apresentação

Na ocasião da publicação da Lei no 11.892, de 29 de dezembro, de criação dos Institutos Federais, a Escola Agrotécnica Federal de Barbacena “Diaulas Abreu” passou a denominar-se Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena. Na Portaria 713, de 8 de setembro de 2021, o Campus Barbacena foi classificado na tipologia “IF Campus 120/90 Agrícola”. 

Mas o que isso significa?

A tipologia é a classificação das unidades dos IFs quanto ao seu "tamanho". Ou seja, é ela que determina se a unidade é considerada de pequeno, médio ou grande porte. De acordo com a classificação do campus, é determinado o número de servidores da instituição, tanto técnicos administrativos quanto docentes. No caso do Campus Barbacena, são 120 docentes e 90 técnicos administrativos. 

Por que essa tipologia não nos atende? 

O Campus Barbacena é uma das Instituições de ensino agropecuário mais antigas e tradicionais do Brasil. Com mais de cem anos de existência, possui uma vasta área de matas, de vegetação natural e agrícola e grande diversidade pecuária, para atender a atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão. Os cerca de 479 hectares de área são empregados em atividades práticas que subsidiam de modo significativo a qualidade da formação dos estudantes dos diversos cursos institucionais. O Campus Barbacena atende aproximadamente 3000 alunos provenientes de 60 municípios da região do Campo das Vertentes e Zona da Mata Mineira.

Contudo, essa singular riqueza arquitetônica, histórica, cultural e ambiental, de grande diversidade, traz significativa complexidade de gestão, demandando constantes manutenção e investimentos, o que requer muita mão de obra e recursos financeiros. Adicionalmente, por ser um campus de grande extensão territorial, os servidores precisam atender aos diversos locais onde ocorrem ações de ensino (aulas teóricas e práticas), pesquisa e extensão. No entanto, atualmente tem-se 31 servidores ocupando cargos definidos pelo MEC como extintos, tais como vigilantes, cozinheiro, contramestre/ofício, auxiliar de cozinha, padeiro, marceneiro, pedreiro, bombeiro hidráulico, telefonista, motorista, operador de máquina lavanderia, mecânico, costureiro, eletricista, garçom e jardineiro. 

Portanto, tal realidade resulta em significativa complexidade para o exercício da gestão e do funcionamento institucional, trazendo, como consequência, permanentes demandas expressivas de recursos, sejam eles financeiros, de pessoal ou de instrumentos de gestão, tais como Cargos de Direção (CD’s) e Funções Gratificadas (FG’s). 

Por outro lado, essa diversidade institucional faz do Campus Barbacena um forte modificador da realidade local, atuando diretamente na capacitação de mão de obra e formação profissional e cidadã, promovendo, como consequência, o desenvolvimento local e regional.

O estudo realizado pela Comissão, e que pode ser visualizado logo abaixo, demonstra a importância do Campus Barbacena no contexto regional, bem como apresenta dados que corroboram a necessidade da mudança de tipologia. 

Então, por que mudar a tipologia do Campus Barbacena? 

  • Melhoria na qualidade dos cursos, com a expansão da oferta de vagas; 
  • Ampliação do atendimento ao público externo, aproximando o IF da comunidade; 
  • Aumento nas atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pelo campus; 
  • Contratação de novos servidores para atender melhor às demandas dos alunos e da instituição.

 

Foi com o intuito de divulgar essa importante pauta que os servidores do Campus Barbacena iniciaram o movimento #Mudançadetipologiajá, hoje reconhecido institucionalmente pela Comissão responsável pela condução do Movimento de Mudança de Tipologia do Campus Barbacena (Portaria 471/2023).

Contatos: 

e-mail: comissao.tipologiabarbacena@ifsudestemg.edu.br

Perfil no Instagram: @mudatipologiadebarbacena

Link do abaixo assinado: 

https://www.change.org/p/mudan%C3%A7a-tipologia-do-campus-barbacena-if-sudeste-mg 

Resumo das ações:

  • Reunião com os servidores do IF Sudeste MG - Campus Barbacena
  • Reunião com o Reitor do IF Sudeste MG - professor André Diniz de Oliveira, realizada em 30 de novembro de 2023
  • Reunião com a Deputada Federal Ana Pimentel
  • Participação nas Aulas Inaugurais e Reuniões de Pais - Fevereiro de 2024 (Foto)
  • Participação na Reunião do Consórcio de Desenvolvimento da Área dos Municípios da Microrregião da Mantiqueira (CODAMMA) (Foto)
  • Participação na Assembleia dos Servidores do IF Sudeste MG - Campus Barbacena e inclusão na Pauta de Reivindicações da Greve

 

Conheça um pouco mais sobre nossa proposta, acessando o estudo realizado pela Comissão.