conteúdo

Perguntas Frequentes

publicado 02/07/2019 08h45, última modificação 02/07/2019 08h45
  • QUAL A DIFERENÇA ENTRE MESTRADO PROFISSIONAL E MESTRADO ACADÊMICO?

Resposta adaptada do sítio institucional da CAPES (disponível aqui ) "Mestrado Profissional" é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso.

O Mestrado Profissional responde a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo mestrado acadêmico e não se contrapõe, sob nenhum ponto de vista, à oferta e expansão desta modalidade de curso, nem se constitui em uma alternativa para a formação de mestres segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela pós-graduação.

  • O CURSO É RECONHECIDO PELA CAPES?

Sim, a Proposta de Mestrado Profissional em Nutrição e Produção Animal do Campus Rio pomba foi recomendada pelo Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES) em sua 161ª Reunião do CTC-ES, Parecer CNE/CES 617/2016.

  • O CURSO É GRATUITO?

Sim, este é um curso gratuito, sendo cobrada somente a taxa de inscrição.

  • QUAL O PERÍODO DE OFERTA DO CURSO?

O curso é ofertado em Semana de aulas concentradas com intervalo de 1,5 a 2 meses. Além disso, o discente deverá dispor de tempo para a realização das atividades extraclasse, destinadas aos trabalhos das disciplinas e elaboração do seu Trabalho de Conclusão de Curso, que poderá ser apresentado em diferentes formatos, tais como dissertação, artigo, patente e registros de propriedade intelectual, publicações tecnológicas; desenvolvimento de aplicativos, de materiais didáticos e instrucionais e de produtos, processos e técnicas; softwares, estudos de caso, manual de operação técnica, protótipos para desenvolvimento ou produção de instrumentos, equipamentos e kits.

  • O MESTRADO SERÁ OFERECIDO NA MODALIDADE À DISTÂNCIA?

Não, o curso é presencial, ainda que eventuais atividades possam ser desenvolvidas à distância.

  • HÁ CONCESSÃO DE BOLSAS PARA OS ALUNOS?

Salvo em áreas excepcionalmente priorizadas, o mestrado profissional não pressupõe, a qualquer título, a concessão de bolsas de estudos pela CAPES (POTARIA NORMATIVA Nº 17, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2009).

  • QUANDO É REALIZADO O PROCESSO SELETIVO?

O processo seletivo é realizado no primeiro e no segundo semestre de cada ano com número de vagas específico para cada linha de pesquisa.

  • QUAL A DIFERENÇA ENTRE DISCENTE REGULAR E DISCENTE NÃO VINCULADO?

Discente regular é aquele matriculado no programa após aprovação em processo seletivo próprio e discente não vinculado é aquele matriculado em disciplinas isoladas ofertadas pelo programa por meio de Edital.

Ao discente não vinculado, em disciplinas isoladas, será permitido cursar até 25% do total de créditos exigidos para o curso, o equivalente a 8 (oito) créditos.