Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > 2019 > 05 > Semana Acadêmica do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet contou com palestras e minicursos ligados à Inteligência Artificial

Ensino

A Semana Acadêmica do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet trouxe para o Campus Barbacena palestras e minicursos sobre temas atuais que são discutidos na área da Tecnologia.

A Semana Acadêmica do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet trouxe para o Campus Barbacena palestras e minicursos sobre temas atuais que são discutidos na área da Tecnologia.

Guilherme Domith, é aluno do quinto período do curso e promoveu o minicurso “Deep learning para previsão de séries temporais com Keras” à pedido de seu professor, Rafael Alencar. “Ele solicitou que eu oferecesse um minicurso sobre Deep Learning, que é uma área extensiva do Machine Learning e que está ligado à Inteligência Artificial. Eu estudei sobre o tema durante um mês e trouxe um curso básico para os alunos saberem o que é possível fazer com essa linguagem da programação.”

Além disso, o discente conta que o minicurso surgiu de um projeto que ele participou no Campus Barbacena. O trabalho tinha como foco principal a criação de uma plataforma para os egressos se cadastrarem e a instituição ter um banco de dados de todos os alunos que se formaram.

“O minicurso estava bastante cheio e apesar de ser uma linguagem um pouco difícil pra quem ainda está nos primeiros períodos, foi bastante proveitoso. Eles com certeza vão utilizar futuramente.” declarou Guilherme.

Para Lucas Heber, também do quinto período de Tecnologia em Sistemas para Internet, o minicurso foi muito produtivo pois esse tema é muito atual e muito relevante na área de Tecnologia da Informação. “Atualmente nós produzimos muitos dados e é importante estudar uma forma de capturar isso e saber trabalhar da melhor forma. Além disso, a Inteligência Artificial é um tema muito discutido atualmente.”

A Semana Acadêmica também recebeu a palestra do João Paulo de Melo, que se formou em Tecnologia em Sistemas para Internet pelo Campus Barbacena no início deste ano.

João Paulo ofereceu uma palestra sobre “Computação Cognitiva: demonstração de projeto realizado em Portugal” que abrangeu temas ligados à Inteligência Artificial como aprendizagem de máquina, interação de Chatbots e reconhecimento facial e de voz.

O egresso do Campus Barbacena esteve em Portugal através da Mobilidade Internacional, oferecida pelo IF e pôde utilizar seus conhecimentos adquiridos no Instituto. “Em Portugal eu desenvolvi um projeto de Chatbot no Instituto Politécnico da Guarda para trazer facilidade aos usuários para tirar dúvidas sem necessariamente ter um ser humano para isso. Se a pessoa tinha uma dúvida sobre mestrado ou doutorado o próprio Chatbot respondia a dúvida. A experiência foi incrível e o que eu aprendi aqui foi muito importante não só para mim como também para as pessoas que eu pude ajudar lá com o meu projeto.”

Mas afinal, o que é Inteligência Artificial, Machine Learning e Deep Learning?

A Inteligência Artificial é um ramo da ciência da computação que busca construir mecanismos ou dispositivos que simulem a capacidade que o ser humano tem de pensar e resolver problemas. O Machine Learning está ligado à Inteligência Artificial e funciona por algoritmos que carregam as informações sobre como os procedimentos devem ser realizados em relação a uma dada tarefa. Por exemplo, os carros autônomos funcionam como “carros robôs” e tem capacidade de transporte de pessoas ou bens sem a utilização de um condutor humano.

Por fim, o Deep Learning é um exemplo de Machine Learning. É uma área que treina computadores para realizarem essas tarefas feitas por seres humanos, incluindo reconhecimento de fala e imagem e previsões. Ele configura parâmetros básicos e treina o computador para aprender sozinho através de reconhecimento de padrões em várias camadas de processamento.