Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Aluno do Campus Santos Dumont promove tour em Tiradentes por transmissões ao vivo

Estudante do curso técnico em Guia de Turismo a distância, Fabrício Rodrigues oferece a experiência de conhecer e ressignificar a cidade histórica mesmo em época de quarentena.

O município de Tiradentes deixará de receber dezenas de milhares de turistas por conta das medidas de isolamento social recomendadas pela Organização Mundial da Saúde durante a pandemia do novo coronavírus. Isso não significa, no entanto, que as pessoas não tenham uma alternativa de acesso a ruas, museus, igrejas e outras construções históricas da cidade do Campo das Vertentes. Estudante do primeiro período do curso técnico em Guia de Turismo a distância do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, Fabrício Rodrigues está empenhado em garantir que isso seja possível por meio de transmissões ao vivo na internet entre 3 e 9 de abril.

Fabrício é responsável pelo Becos de Tiradentes City Tour, uma caminhada, associada a curiosidades, informações históricas e esclarecimento de dúvidas, pelo centro histórico da cidade. Se habitualmente os dois passeios diários envolvem de duas a 15 pessoas, as chamadas lives poderão ser acompanhadas por um número ilimitado de perfis no Instagram. Para participar, basta seguir @becosdetiradentes e se programar para assistir às transmissões ao vivo, sempre entre 16h e 17h, com esta programação:

• Sexta, 3 de abril: Chafariz e Bosque Mãe D'Água
  • Sábado, 4 de abril: Mercês e Largo das Forras
  • Domingo, 5 de abril: Rua Direita e Largo do Sol
  • Segunda, 6 de abril: Os Becos de Tiradentes
  • Terça, 7 de abril: Matriz Santo Antônio e Câmara Municipal
  • Quarta, 8 de abril: Igreja do Rosário e Museus
  • Quinta, 9 de abril: Pôr do Sol - Alto São Francisco

Do ponto de vista do turista a distância, será a chance de relembrar, conhecer ou mesmo ressignificar Tiradentes, considerando todos os detalhes que Fabrício oferecerá durante as transmissões e também o caráter interativo delas. "Serão lives totalmente interativas. Eu farei a apresentação, e outra pessoa fará as imagens e selecionará as perguntas mais interessantes. O turista poderá tirar dúvidas e pedir dicas. A ideia é fazer com que os participantes se sintam em Tiradentes", explicou.

Na perspectiva de Fabrício, é uma chance de ampliar a divulgação de Tiradentes como destino turístico, atraindo novos visitantes quando o quadro de pandemia for superado, e de seu próprio trabalho, já que as caminhadas com grupos de turistas são inviáveis neste momento. A participação nas lives será irrestrita e gratuita, mas todos aqueles que quiserem contribuir poderão adquirir, após as transmissões, um livro digital de autoria do estudante. A ação tem a autorização e o apoio da Prefeitura de Tiradentes.

A importância do curso técnico em Guia de Turismo

Uma das inspirações para esta iniciativa é o conceito de Pós-Turismo (que indica novas concepções e metodologias, sobretudo com o emprego da tecnologia), com que o aluno do primeiro período se familiarizou na disciplina Turismo e Recreação, ministrada pela professora Fabrícia Herdy. "A quarentena impede as pessoas de praticarem o deslocamento, que é a base fundamental para que o turismo aconteça", lembrou Fabrício, "mas as lives permitem oferecer uma forma de entretenimento aos tantos turistas que precisaram cancelar suas viagens. Uma das ramificações do Pós-Turismo é o uso da tecnologia para que a experiência do conhecer seja realizada sem a necessidade de estas pessoas estarem presentes".

A formação técnica em Guia de Turismo do Campus Santos Dumont é a única gratuita em Minas Gerais. A modalidade a distância, empregada pela instituição desde 2018, ofereceu a muitos mineiros a chance de cursar uma das mais importantes qualificações do segmento. Embora Fabrício já conheça o ramo do Turismo há quase duas décadas, as seis semanas de curso até agora lhe agregaram muito. "A experiência tem sido fantástica. Esta oportunidade de aprender a teoria e os conhecimentos específicos desta área tem sido muito valiosa para mim", avaliou