Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Alunos da área de Turismo junto com a Prefeitura de Barbacena realizam pesquisa sobre o perfil e a percepção dos visitantes da 51ª Festa das Rosas e Flores de Barbacena – 2023

A pesquisa foi aplicada pelos estudantes nos dias 12, 14 e 15/10.

Nos dias 12, 14 e 15/10, alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo e Técnico em Hospedagem Integrado ao Ensino Médio, orientados pelo professor Valdir José da Silva e pela Professora Varlene Cléa Saldanha Alves realizaram uma importante pesquisa sobre o perfil e percepção dos visitantes da 51° Festa das Rosas e Flores de Barbacena – 2023.

Cerca de 11 alunos do 2° ano do Curso Técnico em Hospedagem Integrado ao Ensino Médio e 2 do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo entrevistaram em torno de 300 visitantes, dentre turistas e residentes em Barbacena, que responderam 20 perguntas elaboradas pelo professor André Luis Martin de Araújo, com abordagem sobre o perfil pessoal e social dos visitantes, bem como a opinião destes sobre aspectos da festa.

O resultado está sendo compilado e analisado em conjunto pelo IF Sudeste MG – Campus Barbacena - realizador da pesquisa - e a Diretoria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Barbacena para serem apresentados a sociedade e aos órgãos como o Conselho Municipal de Turismo, Sindicato Rural e todo o trade turístico de Barbacena, de forma a contribuir para o aperfeiçoamento das próximas edições da festa, bem como com o planejamento do receptivo turístico para os demais eventos do Município.

"Importante destacar que a pesquisa foi realizada e monitorada em tempo real. Assim foi possível corrigir alguns aspectos no decorrer da festa. Chamou a atenção, especialmente, que no primeiro dia (12/10) apareceu a percepção negativa dos visitantes em relação a limpeza. Assim que o coordenador da pesquisa, professor Valdir percebeu, comunicou a organização do evento. Esta tomou as medidas corretivas imediatamente, tendo ficado demonstrado a mudança de percepção sobre este aspecto nos demais dias do evento (14 e 15/10)." explicou o professor Valdir José da Silva.

Texto e foto: Professor Valdir José da Silva.