Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Alunos do 1° ano do Curso Técnico em Hospedagem realizam visita guiada ao Patrimônio Histórico de Barbacena

A atividade fez parte do Projeto Visitas Guiadas ao Patrimônio Histórico.

Na última terça-feira, dia 09/04, os alunos do 1° ano do Curso Técnico em Hospedagem Integrado ao Ensino Médio do IF Sudeste MG – Campus Barbacena realizaram visita guiada ao patrimônio histórico de Barbacena. A atividade fez parte do Projeto Visitas Guiadas ao Patrimônio Histórico, coordenado pelo arquiteto Sérgio Luiz Ayres, apoiado pelo Ministério Público de Minas Gerais através da Associação Regional de Proteção Ambiental - ARPA. O Projeto já é uma referência na educação patrimonial de Barbacena com mais de 15 anos em atividade, voltadas para alunos das escolas do Município e conta, também com a participação da arquiteta Letícia Bispo do Nascimento.

Para o professor Demili Fabiano Simeão, que ministra a disciplina Hospitalidade, Comunicação e relações Humanas do curso Técnico em Hospedagem, "a beleza da cidade, muitas vezes passa desapercebida dos nossos olhos pelo ritmo corrido do nosso cotidiano, por não conhecermos as formas e a nossa cultura e história, por exemplo. E a partir desse trabalho desenvolvido em campo, é possível treinar o olhar para as belezas desconhecidas ou 'escondidas' ao nosso olhar."

Já, na visão do professor Valdir José da Silva, que ministra a disciplina de Seminários I, "a atividade busca desenvolver nos alunos o sentimento de identidade, pertencimento e cidadania, além de ser fundamental para os alunos da área de turismo, hospitalidade e lazer, que necessitam conhecer e compreender o papel dos patrimônios cultuais e naturais para o desenvolvimento turístico do Município, uma vez que estes se constituem em 'matéria prima' do Turismo.