Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Artigo escrito por egressa do Campus Barbacena é publicado na Revista Higiene Alimentar
conteúdo

Geral

Artigo escrito por egressa do Campus Barbacena é publicado na Revista Higiene Alimentar

Maria Eduarda Nogueira formou em Bacharelado em Nutrição pelo Campus Barbacena em 2019. Seu TCC teve como tema principal a composição nutricional, ingredientes e custo de biscoitos com e sem glúten.

Maria Eduarda Nogueira, egressa do Curso de Bacharelado em Nutrição pelo Campus Barbacena, teve um artigo, originado de seu TCC, publicado na Revista Higiene Alimentar. O artigo “Biscoitos sem glúten versus com glúten: composição nutricional, ingredientes e custo” buscou comparar a composição nutricional, os ingredientes e o custo de biscoitos isentos de glúten com aqueles nos quais o glúten está incluso, por meio da análise da rotulagem, em produtos disponíveis no comércio de Barbacena. 

A egressa conta que o tema surgiu de uma indagação a respeito das escolhas de muitas pessoas em consumir produtos isentos de glúten e o volume crescente desses produtos nas prateleiras dos supermercados e lojas de produtos naturais. “Não há apresentação de patologia que se faz necessária a retirada do glúten da dieta. Muitas pessoas excluem essa proteína por razões como emagrecimento ou por acreditarem que estes produtos são mais saudáveis. Por isso decidi analisar se a substituição era realmente necessária. Escolhi o biscoito como objeto de estudo e realizei a comparação da composição nutricional, ingredientes e embalagem dos que não contém glúten e de biscoitos convencionais a fim de comprovar se esta substituição é adequada.”

Ela conta ainda que a escolha do tema é uma das etapas mais difíceis no processo de escrita do Trabalho de Conclusão de Curso e que a produção foi dividida em várias etapas tais como criação de tabelas e análise de dados. “Sou muito grata à minha orientadora, professora Anne Danieli Nascimento Soares, a minha co orientadora professora Rosimar Regina da Silva Araújo e a professora Natália Sernizon Guimarães. Elas me auxiliaram muito não somente no momento da confecção do TCC, mas também durante toda a graduação.” 

Maria Eduarda agradece também ao Instituto Federal pelos quatro anos de aprendizagem e oportunidades que teve no Campus Barbacena. “O IF abre portas para que muitas pessoas obtenham o sonho da graduação. A nota máxima que o curso de Nutrição possui é um reflexo da estrutura do campus e dos professores que nos acompanham. O Campus oferece projetos de pesquisa e extensão e também monitoria, o que possibilita um maior aprendizado durante a graduação e são de grande aproveitamento durante a vida profissional”, destaca

Por fim, a egressa destaca ser extremamente gratificante ver sua pesquisa ser reconhecida e publicada por uma revista para que outras pessoas tenham acesso às descobertas conquistadas. 

Anne Danieli Soares, professora de Nutrição do Campus Barbacena e orientadora de Maria Eduarda no TCC, afirma que a principal importância dessa conquista é o aprendizado que o aluno tem sobre como preparar uma publicação científica. “Além disso, a representação da egressa na Revista possibilita a divulgação da pesquisa realizada pelo Instituto para a comunidade, isto é, torna os resultados do trabalho visíveis e propicia a ampliação dos conhecimentos desta área do saber”, destaca.

Artigo completo: https://www.higienealimentar.com.br/biscoitos-sem-gluten-versus-com-gluten-composicao-nutricional-ingredientes-e-custo/

Revista Higiene Alimentar

A Revista Higiene Alimentar iniciou sua trajetória em 1982 e tornou-se referência na área, transitando e servindo de elo entre os setores produtivo, acadêmico e profissional na produção de alimentos. As publicações traz temas atuais relacionados à área da ciência dos alimentos, distribuídos em diversas seções, a fim de oferecer ao leitor os subsídios necessários ao debate de questões que envolvem a produção das matérias-primas, sua industrialização e, sobretudo, o entendimento das modernas técnicas de processamento para a obtenção do alimento nutritivo, de alta qualidade e sem risco. (Fonte: https://www.higienealimentar.com.br/sobre/)

 

registrado em: