Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Atletas do Campus Barbacena conquistam medalhas em diversas modalidades do JIF - etapa local 2025
conteúdo

Geral

Atletas do Campus Barbacena conquistam medalhas em diversas modalidades do JIF - etapa local 2025

O evento teve disputas nos Campi Barbacena, Rio Pomba e Juiz de Fora e reuniram cerca de 600 atletas em nove modalidades esportivas.

Os estudantes atletas do Campus Barbacena conquistaram medalhas na maior competição esportiva multicampi do IF Sudeste MG : a etapa local dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2025.

O evento teve disputas nos Campi Barbacena, Rio Pomba e Juiz de Fora e reuniram cerca de 600 atletas em nove modalidades esportivas: tênis de mesa, handebol feminino, handebol masculino, vôlei de praia feminino, vôlei de praia masculino, futebol, basquete, vôlei e xadrez.

Os estudantes atletas do Campus Barbacena conquistaram:

1º lugar no Futsal Masculino

1º lugar no Xadrez Feminino – Maria Eduarda Ferreira

2º lugar no Xadrez Feminino – Vitória Oliveira

2º lugar no Xadrez Masculino – João Vitor Belo

3º lugar no Futsal Feminino

3º lugar no Vôlei Masculino

3º lugar no Basquete Feminino

2º lugar vôlei de praia feminino 

3º lugar no vôlei de praia Masculino

No atletismo, os medalhistas foram:

Prova: Arremesso de Peso – Feminino

1º lugar Gabriela Baião Vieira Pataro

2º lugar Laura Stefhany

Prova: Arremesso de Peso – Masculino

1º lugar Marcos Otávio C Carvalho

2º lugar Tiago José S Ferreira

Prova: Lançamento de Dardo - Feminino

1º lugar Gabriela Baião Vieira Pataro

Prova: Lançamento de Dardo - Masculino

2º lugar Kelsen Augusto R Pimente

3º lugar Tiago José S Ferreira

Prova: Lançamento de Disco - Feminino

1º lugar Gabriela Baião Vieira Pataro

Prova: Lançamento de Disco – Masculino

1º lugar Kelsen Augusto R Pimente

3º lugar Tiago José S Ferreira

Prova: Salto em Altura - Masculino

Gabriel Silva

Prova: Salto em Distância – Masculino

2º lugar Kelsen Augusto R Pimente

Prova: 100 metros - Feminino

2º lugar Nayara Cristina da Cruz Soares

Prova: 100 metros - Masculino

1º lugar Robert S Souza

Prova: 200 metros - Feminino

1º lugar Nayara Cristina da Cruz Soares

Prova: 200 metros - Masculino

1º lugar Robert S Souza

Prova: 400 metros - Feminino

1º lugar Nayara Cristina da Cruz Soares

Prova: 800 metros - Feminino

2º lugar Lavínia Leonel Tavares Pereira

Prova: 1500 metros – Feminino

3º lugar Lavínia Leonel Tavares Pereira

Prova: 1500 metros – Masculino

1º lugar Rafael Campos Medeiros

2º lugar Thiago Araújo Gonçalves

Prova: 5000 metros

1º lugar Rafael Campos Medeiros

3º lugar Thiago Araújo Gonçalves

Prova: Revezamento 4 x 100 metros – Feminino

1º lugar :

Gabriela Baião Vieira Pataro

Laura Stefhany de Souza Santos

Lavínia Leonel Tavares Pereira

Nayara Cristina da Cruz Soares

Prova: Revezamento 4 x 100 metros – Masculino

1º lugar :

Robert Silva de Souza

Arthur Guilherme Gomes Santana

Yuri Samuel de Paula Pires

Kelsen Augusto Rodrigues Pimenta

Prova: Revezamento 4 x 400 metros – Feminino

1º lugar :

Gabriela Baião Vieira Pataro

Laura Stefhany de Souza Santos

Lavínia Leonel Tavares Pereira

Nayara Cristina da Cruz Soares

A alegria da conquista da medalha foi ressaltada pelos atletas. “Minha participação no JIF 2025 foi muito especial e de grandes aprendizados. Nessa competição, pude conquistar minha primeira medalha competindo na modalidade de futsal, algo que venho buscando a bastante tempo. Essa competição me fez trabalhar mais o meu emocional, ao encarar provocações e situações difíceis, as quais me prepararam para possíveis situações futuras. Por consequinte, tive uma experiência muito divertida e agradável, pois pude conhecer outras colegas da minha instituição e conseguimos obter um resultado melhor que na edição anterior.”, comemorou Caroline Luiza Almeida Campos , atleta da equipe de futsal feminino.

A honra de representar o Campus Barbacena também não foi esquecida. “Me sinto honrada em ter representado o IF Campus Barbacena na modalidade de xadrez novamente, conquistei uma medalha de bronze e dessa vez, uma de prata. Agradeço a todos que me apoiaram nessa caminhada, meus amigos, professores e minha família.”, enfatizou a atleta de xadrez, Vitória Maciel de Oliveira .

Foram dois anos de luta, dedicação e, infelizmente, derrotas na final do JIF. Momentos que poderiam ter nos desanimado, mas que, na verdade, serviram como aprendizado e motivação para continuar acreditando no nosso time. No terceiro ano, finalmente, a recompensa chegou: conquistamos o título na modalidade futsal! Essa vitória não é apenas nossa, mas de todos que acreditaram e estiveram ao nosso lado nessa caminhada. Agora, temos a honra e a responsabilidade de representar nossa escola em Guarapari, levando conosco não só a vontade de vencer, mas também o espírito de união e superação. Um agradecimento especial ao professor Luiz Carlos, que esteve conosco em todos os momentos, incentivando, orientando e acreditando no nosso potencial. Essa conquista também é dele, pois sem sua dedicação e apoio, nada disso seria possível.”, agradeceu o atleta de futsal, Samuel Jorge Cunha Marcelino .

Para além das vitórias, os atletas explicaram importância da competição e do esporte em suas vidas. “.Mais do que as medalhas, levarei comigo a experiência única de viver esses momentos, o convívio com atletas incríveis, a troca de energia com cada torcida, seja a favor ou contra, que sempre me motivou a buscar o meu melhor. A cada competição, cresci não apenas como atleta, mas também como pessoa, aprendendo a lidar com desafios, superar limites e valorizar cada conquista. Esse foi meu último ano de participação nos JIF, e só tenho a agradecer pela oportunidade de fazer parte dessa história, por todos os que torceram, incentivaram e, de alguma forma, contribuíram para essa caminhada. O esporte me deu muito mais do que medalhas: me deu memórias, amizades e valores que vou levar para a vida inteira.”, disse Robert Silva de Souza, atleta das modalidades Atletismo, Futebol, Futsal e Voleibol.

Para o professor Luiz Carlos Gomes Junior, coordenador da etapa local do JIF no Campus Barbacena e treinador das equipes do Campus Barbacena, a importância dos jogos não está apenas na competição. "O JIF não é só medalha, não é só ganhar. O JIF é tombo, é torção, é ficar feliz com a vitória e ficar triste com a derrota. Mas principalmente a aprendizagem que é feita com a realidade de diferentes campi.".

A delegação do Campus Barbacena contou com 105 estudantes atletas, 4 estudantes do Curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Barbacena, 1 professor colaborador externo voluntário – egresso do Curso Licenciatura em Educação Física do Campus Barbacena e professores e técnico administrativos da Instituição.

Após as etapas locais realizadas por toda a Rede Federal, a competição avança para a Etapa Regional, marcada para 30 de setembro a 5 de outubro, no município de Guarapari (ES). Já a Etapa Nacional dos JIFs 2025 será realizada no Instituto Federal Rio Grande do Norte (IFRN), de 24 a 29 de novembro, em Natal (RN).

Fotos Bianca Monteiro.  e Fotos encaminhadas pelo professor Luiz Carlos Gomes Júnior. 

registrado em: