Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Campus Barbacena debate o tema "Diálogos sobre as religiões afro descendente em Barbacena, MG"
conteúdo

Geral

Campus Barbacena debate o tema "Diálogos sobre as religiões afro descendente em Barbacena, MG"

O evento aconteceu na última terça-feira, dia 28/10, no Auditório 2 do Campus Barbacena.

Na noite da última terça-feira, dia 28/10 no Auditório 2 do Campus Barbacena, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (NEABI) do IF Sudeste MG - Campus Barbacena e o Conselho de Igualdade Racial  promoveram o evento intitulado "Diálogos sobre as religiões afro descendente em Barbacena, MG".

A mesa redonda teve como objetivo iniciar uma discussão sobre o racismo religioso na cidade de Barbacena. "O racismo religioso é uma forma de discriminação que atinge diretamente os praticantes de religiões de matriz africana, como o Candomblé, a Umbanda e o Jurema. No Brasil, essas tradições enfrentam séculos de estigmatização, perseguição e violência, resultado de um sistema racista que marginaliza culturas negras e indígenas desde o período colonial. Apesar da Constituição garantir liberdade religiosa, os terreiros e seus adeptos continuam sendo alvo de ataques físicos, discursos de ódio e criminalização de seus rituais. A intolerância religiosa, quando dirigida às religiões afro-brasileiras, carrega um componente racial profundo: não se trata apenas de rejeição à fé, mas de negação da identidade e da ancestralidade negra.", explicou a professora do IF Sudeste MG - Campus Barbacena, Sirleia Maria Arantes.

 

 

registrado em: