Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Campus Barbacena lança edital de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica

Destaque

Os interessados deverão se inscrever, para uma ou mais modalidades, das 19h do dia 23 de março de 2023 até às 23h59min do dia 05 de abril de 2023.

Já está disponível o Edital do processo de seleção para o Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica referente ao 1º semestre letivo de 2023 do Campus Barbacena.

O objetivo é contribuir para a permanência e para a conclusão dos estudos do estudante regularmente matriculado em curso presencial, na perspectiva da inclusão social e da democratização do ensino público, de acordo com os objetivos previstos no art. 2º do Decreto nº 7.234/2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

Podem participar estudantes dos cursos presenciais nas modalidades técnico integrado de nível médio, técnico concomitante ou subsequente de nível médio e nível superior, regularmente matriculados (conforme comprovante de matrícula extraído do SIGAA), com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio e que preencham os demais requisitos estabelecidos no edital. Tais estudantes serão selecionados pela Comissão de Análise do processo de seleção para o Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica do Campus Barbacena.

As modalidades ofertadas no Campus Barbacena são manutenção e alimentação.

Manutenção

No Campus Barbacena, o estudante contemplado receberá, de março de 2023 a dezembro de 2023, suporte financeiro mensal no valor de R$ 270,00 (duzentos e setenta reais) para contribuir com a sua permanência e apoio às suas demandas. Serão garantidas 503 (quinhentas e três) vagas, com a possibilidade de ampliação ou redução do atendimento mediante o limite de disponibilidade orçamentária.

Alimentação

No Campus Barbacena, o estudante contemplado terá de maio de 2023 a dezembro de 2023, o direito à alimentação (almoço e jantar) no refeitório do Campus. O atendimento nesta modalidade destina-se exclusivamente aos estudantes dos cursos de Graduação do Campus Barbacena. Serão garantidas 250 (duzentas e cinquenta) vagas, com a possibilidade de ampliação ou redução do atendimento mediante o limite de disponibilidade orçamentária

Inscrições:

Os interessados deverão se inscrever, para uma ou mais modalidades, das 19h do dia 23 de março de 2023 até às 23h59min do dia 05 de abril de 2023, através do preenchimento de formulário eletrônico: https://abre.ai/bbc2023

No ato de preenchimento do formulário eletrônico o estudante deverá anexar cópias digitalizadas (documentos escaneados ou fotos nítidas) dos documentos obrigatórios necessários à avaliação.

Documentos de comprovação

Confira abaixo os principais documentos necessários para participar do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica.

1. Atestado de Matrícula: o estudante deverá anexar em sua inscrição o atestado emitido pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), comprovando que o estudante esteja regularmente matriculado em cursos presenciais do IF Sudeste MG na respectiva unidade

2. Documento de Comprovação de Situação Socioeconômica, que poderá ser uma das seguintes opções:

Folha Resumo do CadÚnico Modelo V.7 atualizada (fornecida pelo Centro de Referência de Assistência Social - CRAS). A folha deverá estar datada, assinada e carimbada pelo órgão que a emitiu (o próprio CRAS).

Comprovante de Cadastramento no CadÚnico atualizado, disponível no site Meu CadÚnico

- Entenda o que é e como se cadastrar no CadÚnico

Se não for possível apresentar os documentos citados acima, o estudante deverá apresentar os comprovantes de renda de acordo com a sua realidade familiar. Veja mais detalhes no edital.

CONTATO PARA DÚVIDAS E ORIENTAÇÕES: E-mail: pnaes.barbacena@ifsudestemg.edu.br

Leia o edital