Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Campus Barbacena e Reitoria do IF Sudeste MG realizam reunião sobre matriz de distribuição orçamentária
conteúdo

Geral

Campus Barbacena e Reitoria do IF Sudeste MG realizam reunião sobre matriz de distribuição orçamentária

Na manhã do dia 27 de novembro, as gestões do Campus Barbacena e da Reitoria do IF Sudeste MG realizaram uma reunião sobre matriz de distribuição orçamentária.

Na manhã do dia 27 de novembro, a gestões do Campus Barbacena e da Reitoria do IF Sudeste MG realizaram uma reunião sobre matriz de distribuição orçamentária.

Na oportunidade, foram apresentadas e discutidas as pautas:

  • Matriz de Distribuição Orçamentária (Matriz CONIF) e os indicadores de ensino do campus;

  • Aspectos relacionados à composição e possível ampliação do número de matrículas, tema diretamente associado à matriz orçamentária e ao planejamento institucional.

Conforme o Diretor-geral do Campus Barbacena, professor Alex Oliveira Botelho, "hoje Barbacena recebeu com muita honra a presença do nosso Reitor, professor Valdir, do Pró-reitor de Administração Fabrício, do Pró-reitor de Ensino Pavani, no intuito de auxiliar, contribuir e colaborar com essas informações que a gente trouxe em alguns momentos, mas com uma visão um pouco mais ampla e até um pouco mais técnica. E a reunião de hoje foi para chamar a atenção da comunidade de Barbacena sobre a importância de pensarmos enquanto unidade, pensarmos enquanto rede. E isso demanda ações conjuntas, pontuais e ações que vão ter relação direta com a oferta de cursos e análise de cursos que estão sendo ofertados justamente para gente aprimorar o nosso quantitativo de alunos, de matriculas e consequentemente vai nos trazer frutos dos mais diversos dentre eles uma melhora nas questões orçamentárias que hoje são frágeis no nosso Campus. 

O Pró-reitor de Ensino do IF Sudeste MG, Marcos Pavani de Carvalho, explicou que essa é uma ação estratégica da Proen com a Proad. "Nós estamos realizando em todos os campi e com o objetivo de discutir os dados do ensino a luz da Nilo Peçanha a fim de levar ao campus a reflexão em torno da eficiência acadêmica. Porque são várias questões abordadas na apresentação dentre elas a gente aborda principalmente a necessidade de melhorar os nossos índices acadêmicos com foco na evasão e na retenção dos nossos estudantes."

Sob a visão administrativa, o Pró-reitor de Administração, Fabricio Tavares de Faria. enfatizou que "a questão orçamentária no Instituto Federal, na Rede Federal, nas instituições de ensino traz para gente uma grande preocupação. O objetivo da gente trazer essa informação para todos do Campus Barbacena e a todas as unidade do IF Sudeste MG é para que todos possam contribuir para formação correta das nossas atividades, dos nossos cursos, da oferta de vagas para que isso possa refletir de uma forma adequada na distribuição orçamentária. "

O Reitor do IF Sudeste MG, professor Valdir José da Silva, finalizou destacando que "o Campus Barbacena é o décimo campus que a gente faz uma reunião, e é uma reunião de alinhamento de gestão porque nós somos uma instituição única, mas nós temos a autonomia dos campi, temos a história dos campi, as especificidades de cada campi e que tem que se respeitada. Se a gente não alinhar fica parecendo que cada campi é uma instituição e a gente não chega a lugar nenhum. Nós somos vistos na SETEC, na Rede, como Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais e nossos indicadores para poder receber recursos, vagas de professores, de técnicos administrativos são como Instituto. Por isso temos que fazer uma gestão integrada, para melhorarmos nossos indicadores como um todo e também a qualidade da nossa educação. E o Campus Barbacena está de parabéns, estiveram aqui quase todos os docentes, técnicos administrativos com perguntas, muito interessados.  A gente conseguiu refletir sobre os números da rede, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais e os números do Campus Barbacena . "

 

 

 

registrado em: