Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Campus Barbacena promove pesquisa e extensão através do projeto IF Leite

Campus Barbacena promove pesquisa e extensão através do projeto IF Leite

O IF Leite – é um grupo de pesquisa e extensão do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena que existe desde 2012.

O IF Leite – é um grupo de pesquisa e extensão do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena que existe desde 2012 e desenvolve projetos relacionados à composição e qualidade do leite, análise sócio econômica de pequenas propriedades da região do Campo das Vertentes, além da análise do valor nutricional de forrageiras para bovinos. Nas visitas nas propriedades da região são coletadas amostras de leite de conjunto para realização de análises da composição do leite, de contagem bacteriana total e de células somáticas. Durante a visita, também são realizadas análises de CMT (Califórnia Mastite Teste) de todas as vacas em lactação da propriedade.

Os professores responsáveis pelo projeto são Renata Vitarele e Wellyngton Vilela Carvalho e o objetivo geral é aplicar as boas práticas de produção de leite, o controle e o monitoramento da mastite para a melhoria da qualidade do leite produzido. “Além disso, também é importante oferecer aos estudantes participantes do projeto conhecimentos sobre a realidade das pequenas propriedades rurais da região além da possibilidade de colocar em prática os conhecimentos e técnicas aprendidas na sala de aula.”, destacou os professores.

O projeto é formado por estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e da graduação com 5 alunos por semestre, sendo um bolsista e os outros quatro voluntários.