Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Campus Barbacena realiza atividades no dia da Consciência Negra
conteúdo

Geral

Campus Barbacena realiza atividades no dia da Consciência Negra

Haverá a roda de conversa “Cultura Afro-brasileira: resistência e arte.” Além disso, está ocorrendo no hall do Prédio de Tijolinho a Mostra “Negras Minas”.

Hoje, dia 20 de novembro, ocorrerá diversas ações do Dia da Consciência Negra. Às 15h, no Auditório 3 do Campus Barbacena, haverá uma roda de conversa com o tema: “Cultura Afro-brasileira: resistência e arte.”

Além disso, está ocorrendo no hall do Prédio de Tijolinho do Campus Barbacena a Mostra “NEGRAS MINAS”.A Mostra faz parte do projeto de ensino: “Malungu nagoma vem!”: para além das Cotas no Campus Barbacena.

Conforme a coordenadora do projeto, professora Sirleia Maria Arantes, o objetivo do trabalho é apresentar a biografia de uma pessoa de origem negra, parda ou indígena. E um modelo de biografia proposto pela ONHB (Olimpíada Nacional de Historia do Brasil) e no projeto objetiva-se ser um subsídio para educadores e educandos, para auxiliar o cidadão a identificar, no próprio cotidiano, nas relações sociais e nas ações políticas da atualidade, a continuidade de elementos do passado, reforçando o diálogo presente-passado, preservando a memória.

Em todas as atividades propostas no projeto encontra-se a cooperação/comunitarismo uma vez que pensar a africanidade é pensar no coletivo, nas pessoas, na diversidade, em cooperação e comunidade. No princípio do Axé, na força vital encontra-se o cerne da educação antirracista por se pautar na vontade de viver com alegria, com vigor, que a vida é uma dádiva e deve ser expressada na corporeidade, na musicalidade, na ludicidade e na circularidade.”, explicou a professor Sierleia.

registrado em: