Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Dia do Livro Didático: como essa ferramenta pode contribuir para o dia a dia escolar
conteúdo

Geral

Dia do Livro Didático: como essa ferramenta pode contribuir para o dia a dia escolar

Dia 27 de fevereiro é a data em que se comemora um dos mais importantes recursos usados na formação educacional dos estudantes, o livro didático.

Dia 27 de fevereiro é a data em que se comemora um dos mais importantes recursos usados na formação educacional dos estudantes, o livro didático. Esses materiais complementam o dia a dia escolar e dão aos estudantes a oportunidade de ter contato com a realidade da profissão, de forma direta e científica, além também de contribuírem para a didática em sala de aula, seja em discussões de capítulos ou execução de exercícios. 

Helder Silva, professor do Campus Barbacena, possui quatro livros publicados. Eles abrangem as áreas de Administração, Gestão Ambiental, Gestão da Qualidade, Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional; e as Engenharias, de Produção, Mecânica, Metalúrgica e Química. Para ele, esse conteúdos podem ser um estímulo para os alunos. “O estudante pode ser motivado a realizar seus estudos buscando se desenvolver tecnicamente para produzir novos textos de elevada qualidade, com foco em publicações futuras, disseminando ainda mais o conhecimento obtido.”

São muitos os livros didáticos publicados com parceria entre professor e aluno. “Estudos sobre Gestão de Operações em Pequenas e Médias Empresas” foi organizado pelos professores Helder Silva, José Carlos de Cnop Siqueira e Nicássia Feliciana Novõa em conjunto com os alunos do Curso de Bacharelado em Administração, Lucas Alexandre dos Reis Santos, Franciele Silva, Luana Calicchio, Marta Luciana da Silva, Sandra Tostes e  Wesley Avelino. O livro contém uma série de seis textos frutos dos TCCs dos estudantes. Helder afirma que esse tipo de colaboração é muito importante pois o aluno pode verificar se a teoria se confirma em situações reais e não somente “no papel”. “Por exemplo: uma ferramenta de gestão de operações que é utilizada e até nasceu em uma grande multinacional pode ser utilizada em uma pequena empresa com sucesso, desde que sejam ajustadas para isso. Esse tipo de situação quebra o paradigma de que ‘isso só dá certo em grandes empresas.” 

Além de enriquecer a vida profissional e o currículo dos alunos, os livros didáticos também podem ser valiosos para a carreira dos professores. “Na vida profissional, penso que uma das missões do professor é disseminar e também popularizar o conhecimento e a publicação de um livro faz com que parte dessa missão seja cumprida. É importante ressaltar também que a publicação do livro contendo capítulos escritos em conjunto com estudantes fez diferença na vida deles. Isso é extremamente gratificante.” declarou Helder. 

Um sonho que vem de sua infância. Helder foi incentivado a escrever pelo seu avô e seu pai desde muito cedo. “Para minha vida pessoal a publicação de livros é um tanto a realização de um sonho meu e também dos meus familiares, que sempre me incentivaram muito. Me lembro de meu pai e meu avô dizendo: ‘Para ser um homem de honra, de verdade é necessário fazer três coisas - plantar uma árvore, ter filhos(as) e escrever um livro. É como se estivesse deixando um legado, mais que uma obra.”

Para aqueles que desejam publicar livros, o professor afirma que o mais importante é nunca desistir dos sonhos e agradecer aos companheiros de jornada. "Por mais difícil que seja, com muito trabalho, dedicação, força de vontade e Fé em Deus, se consegue atingir qualquer objetivo, mesmo que se tenha a sensação de estar demorando um pouco.” (...) Escrever e publicar livros, assim como artigos científicos é possível sim e depende de você trabalhar para isso. Além disso, agradeça todas as pessoas que direta ou indiretamente lhe ajudam na sua caminhada; não chegamos a lugar algum sem ajuda das pessoas.”, concluiu.

 Texto: Marcela de Souza Revisão: Coordenação de Comunicação

registrado em: