Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Dia Nacional da Ciência: conheça a Diretoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação

Destaque

Dia 8 de julho é comemorado o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico. Em Barbacena, o IF é referência na cidade quando se trata de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.

Conforme o último balanço da Diretoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do Campus Barbacena, no ano de 2018 o investimento em bolsas de Iniciação Científica foi grande: foram mais de 180 mil reais investidos em 76 projetos, com 60 orientadores, 102 alunos envolvidos, sendo 78 bolsistas e 24 voluntários.

Além disso, foram oferecidos outros apoios aos estudantes de iniciação científica, além das bolsas, o que contabilizou um investimentos de mais de 8 mil reais, com 13 estudantes contemplados.

Já em relação ao Programa de Apoio à Pesquisa, na modalidade Bolsa Pesquisador, o investimento foi de R$ 18.900,00, com 7 docentes contemplados. Também merece destaque o apoio a projetos com interface entre Pesquisa, Extensão e Inovação, com investimento de R$ 60.000,00, com 3 docentes contemplados.

Em relação à Pós-graduação lato sensu: Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas, foram 17 alunos ingressantes, com produtos variados como livros e artigos publicados e participações no Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação.

Na Comissão de Capacitação de Servidores foram investidos aproximadamente R$ 60.350,00, com 35 servidores contemplados, entre professores e técnico-administrativos.

O Programa de Apoio à Qualificação (PROAQ) também recebeu grandes investimentos. Foram mais de 20 mil reais, com 5 servidores contemplados.

Os Eventos realizados pela Diretoria de pesquisa Inovação e pós-graduação foram o IX Simpósio de Pesquisa e Inovação, Café com Empresa e Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, que também trouxeram grande contribuição para o Campus.

Conforme, a Diretora de pesquisa, inovação e pós-graduação, professora Regina Lucia Pelachim Lianda, a pesquisa no Campus Barbacena é importante pois assiste o desenvolvimento científico-tecnológico da comunidade em geral; aprimora o conhecimento técnico e aplicado do estudante e do servidor; desperta o interesse na ciência e no progresso científico; favorece o aperfeiçoamento cognitivo que envolve fatores diversos como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio etc., que fazem parte do desenvolvimento intelectual; permite interações entre áreas de conhecimento diversas, níveis e modalidades de ensino distintos; por fim, contribui com a formação de profissionais qualificados.

Dia Nacional da Ciências / Dia Nacional do Pesquisador Científico:

No dia 8 de julho é comemorado o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico.

A primeira data foi sancionada em 2001, pela Lei nº 10.221; e a segunda, em 2008, através da Lei nº 11.807.

Ambas homenageiam o dia da criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 8 de julho de 1948. Desde então, esta entidade se tornou um dos pilares para professores, alunos e pesquisadores de todo o país.

A data tem como objetivo chamar a atenção para a produção científica do país, estimular o gosto dos jovens pela ciência e divulgar o saber científico para a sociedade. (Fonte https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-da-ciencia/)