Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Encontro de Saberes Tradicionais ocorre no IF Sudeste MG – Barbacena como parte do projeto de extensão Qualidade de Vida e de Ambiente
conteúdo

Geral

Encontro de Saberes Tradicionais ocorre no IF Sudeste MG – Barbacena como parte do projeto de extensão Qualidade de Vida e de Ambiente

O evento foi em parceria com instituições de ensino (IF Sudeste MG - Campus Barbacena | Campus Muriaé, UFV, UEMG-Ubá), organização civil (IVERT) e movimentos sociais (NEABI-Barbacena, Programa Mulheres Mil).

O IF Sudeste MG – Campus Barbacena sediou o III Encontro Regional de Saberes Tradicionais Mineiros: Benzedeiras e Rezadeiras – Guardiãs de Saberes. Este evento compõe o projeto de extensão Qualidade de Vida e de Ambiente e teve 8 horas de duração (em 27/09/2025). A programação contou com uma palestra (tema: Saúde e Espiritualidade), quatro oficinas (repasse de saberes), além das rezadeiras e rezadeiros relatarem sobre como essa prática milenar entrou na sua vida. Neste momento festivo, houve espaço à ciranda e ao samba.

Os 101 participantes vieram de 14 cidades (12 MG + 1 RJ + 1 PE), com destaque às cidades mineiras de Barbacena e Ubá.

O evento foi em parceria com instituições de ensino (IF Sudeste MG - Campus Barbacena | Campus Muriaé, UFV, UEMG-Ubá), organização civil (IVERT) e movimentos sociais (NEABI-Barbacena, Programa Mulheres Mil).

"Os parceiros que encontramos nos caminhos foram os que nos permitiram leveza no percurso até os dias de hoje. O apoio do IF Barbacena, em especial ao da Diretoria de Extensão e ao do Setor de Comunicação, foi essencial na acolhida, na logística e no sucesso do evento.", destacou o professor e um dos organizadores do evento José Emílio Zanzirolani de Oliveira. 

 Dos participantes, ele destacou a fala de Flávia Sol que afirmou: “o IF é local de saberes, ancestrais e científicos, e exerce a função de resgatar e de repassar”.

"Se fosse possível resumir em uma palavra, esta seria 'sabedoria'”, afirma o professor José Emílio, um dos organizadores, por tê-la disposta nas falas, nos gestos, nas partilhas e na ancestralidade.

Um dos participantes que esteve nos três eventos afirmou que houve crescimento nos encontros, sendo o primeiro, realizado em Tiradentes-MG, foi o reconhecer, o segundo, em Barbacena, foi o resgate e o terceiro, também em Barbacena, foi o de relacionar as rezadeiras aos primórdios das fontes de cura.

"Ao final do evento procedeu-se à avaliação e o resultado demonstrou que devemos continuar na caminhada e que contaremos com a participação de muitos nas próximas edições.", finalizou o José Emílio Zanzirolani de Oliveira. 

Fonte: José Emílio Zanzirolani de Oliveira, Flávia Sol.

Fotos: Thalia Cristina Barra Rodrigues.

registrado em: