Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Estudantes do curso de Agronomia e Técnico em Agropecuária participam de Troca de Saberes sobre Solos

Estudantes do curso de Agronomia e Técnico em Agropecuária participam de Troca de Saberes sobre Solos com jovens da comunidade rural do Faria, em Barbacena-MG.

Aconteceu no dia 26 de Agosto de 2019 uma das etapas do Projeto de Extensão Rural intitulado: “ Troca de Saberes com a Agricultura Familiar : o Manejo Sustentável do Solo” na escola estadual Teobaldo Tolendal com os estudantes do ensino fundamental e médio, jovens filhos de agricultores familiares provenientes da comunidade rural do Faria, município de Barbacena-MG.

Os jovens rurais puderam analisar, refletir e discutir diversos temas sobre a formação, manejo e conservação do solo dentro de suas realidades socioeconômicas e ambientais,onde vivem com suas famílias, maioria produtores de leite e hortaliças.

Os bolsistas do projeto de extensão rural e alunos parceiros da empresa agrotec Jr. puderam externar todo conhecimento acumulado no curso e também trocar experiências técnicas e vivências com a juventude rural, conhecendo suas fragilidades e potenciais de suas vidas na comunidade rural. A amostragem e análise de solo foram temas com maior ênfase, inclusive com uma prática na área de horta da escola.

Segundo o Professor José Alcir Barros de Oliveira, responsável pelo projeto, a maoria dos nossos agricultores locais e regionais ainda não tem um serviço de assistência técnica e extensão rural capaz de capacitá-los para a compreensão da importância de uma correta amostragem de solo e sua posterior interpretação para um manejo consciente e racional do solo em sua propriedade rural.

Uma parte do projeto é desenvolvido no laboratório de solos do Instituto Federal Campus Barbacena, onde os bolsistas trocam saberes com os agricultores e técnicos que levam as amostras para serem analisadas.

Na oportunidade, queremos agradecer à direção e supervisão da escola em nome da Professora de Ciências e Biologia ,Rúbia pela atenção e disponibilidade para que o evento acontecesse. Esperamos continuar como parceiros do desenvolvimento rural sustentável.

Fotografia: bolsitas Luciano Stelmo e Isabela Grossi