Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Professor e aluna do curso de Agronomia publicam artigo sobre coinoculação de bactérias e fungos em plantas

Pesquisa

O artigo foi publicado no periódico científico Applied Soil Ecology , classificação A2 no Qualis Capes.

O artigo foi publicado no periódico científico Applied Soil Ecology (https://doi.org/10.1016/j.apsoil.2022.104493), classificação A2 no Qualis Capes. O professor Julierme Zimmer Barbosa, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais-Campus Barbacena, liderou o estudo, que também contou com a participação da aluna Maria Cecília Moura, estudante do curso de Agronomia e bolsista de iniciação científica, e de pesquisadores do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, da Embrapa Soja, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e da Universidade Federal do Paraná.

A inoculação de bactérias fixadoras de nitrogênio (coletivamente conhecidas como rizóbio) é uma prática comum no cultivo de leguminosas (Fabaceae) – família vegetal com elevada importância econômica. Contudo, a coinoculação dessas bactérias e fungos do gênero Trichoderma ainda é pouco utilizada. Assim, a pesquisa foi realizada para avaliar os efeitos dessa coinoculação em leguminosas via meta-análise em nível global.

Os resultados do artigo indicam que a coinoculação aumenta atributos do sistema radicular, como crescimento, controle de doenças e nodulação, que contribuem para o aumento do teor de N na parte aérea e do rendimento de grãos. É importante destacar que a coinoculação mostrou eficiência agronômica em condições contrastantes, envolvendo variações de gênero ou espécies de leguminosas, rizóbio, Trichoderma e fungos patogênicos, métodos de coinoculação, estado fitossanitário, tipo de experimento (campo ou casa-de-vegetação), teor de matéria orgânica e pH do solo.

Em síntese, a coinoculação em leguminosas tem potencial para melhorar aspectos econômicos e ambientais nos agroecossistemas e deve ser incentivada na medida que se busca maior compreensão científica e avanços tecnológicos.

Texto, imagem e mais informações – enviar email para: julierme.barbosa@ifsudestemg.edu.br

registrado em: ,